Cidades

Caarapó faz adesão ao “Mais Educação”

16 DEZ 2010 • POR • 19h30
Secretário de Educação e Esportes Apolinário Candado fala sobre adesão - Foto: José Carlos
Caarapó - A Prefeitura de Caarapó, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, fez adesão ao Programa Mais Educação, oferecido pelo Ministério da Educação (MEC). A seleção das escolas beneficiadas pela ação foi realizada pelo Ministério da Educação, considerando o baixo índice do desenvolvimento escolar dos alunos - Ideb, como também a situação de vulnerabilidade social dos alunos.

O Programa será implantado, inicialmente, na Escola Municipal Rui Barbosa e terá início a partir de 2011. Para essa decisão, foram observadas as condições e disponibilidade dos espaços físicos e recursos humanos da escola.

Vale ressaltar que a Escola Municipal Rui Barbosa teve o resultado, da última avaliação do Ideb, acima da meta prevista para 2009, porém, foi selecionada por estar localizada em região periférica da cidade, onde muitos pais saem para trabalhar e não têm onde deixar seus filhos.

O Programa Mais Educação tem como objetivo ampliar os tempos, espaços, atores envolvidos no processo e oportunidades educativas em benefício da melhoria da qualidade da educação dos milhares de alunos brasileiros, constituindo-se numa estratégia do governo federal para a promoção da educação integral no Brasil.

O Programa atenderá 120 alunos selecionados do 3º ao 8º, nos períodos matutino e vespertino, com desenvolvimento de atividades pedagógicas de português e matemática, teatro, dança, canto coral e ambientes de redes sociais (inclusão digital). Tais atividades serão desenvolvidas no período contrário do qual o aluno é matriculado.

Para garantir a qualidade do trabalho e acompanhamento das atividades a serem realizadas pelo Mais Educação, foi designada como coordenadora do programa em Caarapó a professora Ieda Maria Marran, em nível de secretaria de Educação, e uma coordenadora do programa na escola, a professora Maria Inês Terra da Silva.

O programa envolve ainda todos os atores dos diferentes segmentos da comunidade escolar: diretor, coordenador pedagógico, professores, alunos, funcionários administrativos e famílias. Isto porque a educação integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e de possibilidades das crianças e adolescentes.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação e Esportes, Apolinário Candado, “o programa vem ao encontro das expectativas de toda a equipe da secretaria, que prioriza suas ações na busca da melhoria da qualidade do ensino, garantindo o acesso, a permanência e o sucesso da vida escolar dos nossos alunos”.