Cidades

Nova Andradina: Laboratório Municipal está entre os melhores

20 JUL 2011 • POR • 10h04
Laboratório Municipal de Nova Andradina - Foto: Natalho Cuer
Nova Andradina - Em Nova Andradina, saúde pública é questão prioritária. Todos os serviços são colocados à disposição da população em larga escala. São 11 postos de saúde, distribuídos pelos bairros, para ficar bem perto da população.


Além deles, há a Clínica da Mulher, o Centro de Especialidades Médicas, o Centro de Especialidades Odontológicas com o Plantão odontológico que privilegia o trabalhador, com atendimentos noturnos e aos sábados; há o Centro de Reabilitação (CRENA), e o Hospital Regional que atende também os plantões 24 horas, com emergências e pronto socorro. A Saúde é dotada de ambulâncias, UTI móvel e no Corpo de Bombeiros há o veículo preparado para resgates emergenciais. Foi diminuído drasticamente o envio de pacientes para outros centros, mas quando isto é absolutamente necessário, conta-se com ambulâncias devidamente equipadas.


O Laboratório Municipal é uma das unidades de saúde que tem se esmerado no atendimento à comunidade, dando o devido suporte aos médicos e profissionais, para a realização de diagnósticos acurados. De acordo com o coordenador do Laboratório, Farmacêutico Bioquímico Paulo Mazeti Esteves, há 17 anos atuando no local, são atendidos mensalmente, cerca de 1.900 pacientes, realizando 7.200 exames. Diariamente, são de 90 a 95 pacientes atendidos.

A equipe é formada por profissionais como o Farmacêutico Bioquímico Vitor Antonio Tomazinho, a farmacêutica bioquímica Querina Porfíria Pereira, a biomédica Ana Paula Avenia; a técnica de Laboratório Vilani Rodrigues Nogueira; Osvaldo Vanderlei, auxiliar de enfermagem; Aline Santana Casas, auxiliar de serviços de saúde; Ivone Estevo de Jesus, auxiliar de Laboratório; Sidalva Pires Prado, asb; Lucimar Maria de França, auxiliar de Laboratório; Rosilene Rodrigues Santos, agente administrativo; Márcia de Oliveira Agueiro, auxiliar de laboratório; Paulo Moreira, auxiliar de serviços de saúde. “Como esta equipe coesa e responsável, o trabalho flui de forma tranqüila”, diz o coordenador.


Com o objetivo de tornar o Laboratório Municipal apto a se destacar como um dos melhores do Estado, o Prefeito José Gilberto Garcia determinou que fossem realizados estudos para a aquisição de equipamentos e instrumentos, compatíveis com o novo prédio que está sendo construído, cujo projeto é um dos mais modernos de toda a região.

Foram então solicitados e já está em fase final de licitação, um analisador automático para bioquímica, que vai processar até 300 amostras por hora; um coagulômetro para realização das provas completas de coagulação; um aparelho fotômetro de chama para realização de exames de sódio, potássio e lítio; uma estufa de secagem e esterilização autoclave; um destilador de água e mais dois microscópios.

Ainda conforme explica o Coordenador, estes instrumentos e equipamentos serão suficientes para tornar o laboratório mais ágil em sua atuação e favorecerá a realização de exames mais acurados, com a garantia de resultados. Recentemente foi adquirido um aparelho denominado K X, que é utilizado em hemogramas, cuja capacidade é suficiente para realizar 60 exames por hora. Para todos os tipos de exames, são utilizados reagentes originais, o que garante a qualidade do trabalho oferecido.

Integrando esta nova fase de revitalização do Laboratório, foram adquiridos novos computadores e impressoras, e um novo programa que está sendo implantado, para agilizar a digitação dos exames.

O resultado dos esforços empreendidos pela atual administração vem promovendo resultados altamente positivos e de acordo com o Secretário Tito José, da Saúde, “nosso Laboratório está equipado com o que há de melhor e estamos avançando, atendendo a determinação do Prefeito Gilberto, para proporcionar à população de Nova Andradina, o que há de melhor em saúde”, disse ele.

Para Gilberto que tem investido como nunca se fez antes no Município, no setor de Saúde, “atender bem à comunidade é nosso dever, e saúde é uma das nossas grandes prioridades”, concluiu ele.

Os exames realizados no Laboratório Municipal vão desde os mais comuns como hemogramas, glicose, colesterol total e frações, triglicerídeos, urina, fezes, creatinina, até os que detectam doenças mais graves, portanto estando preparado para atuar como o grande coadjuvante dos profissionais da saúde. São cerca de 38 tipos de exames realizados no local.