Policia

Presos participam de prova do Enem em MS

16 DEZ 2010 • POR • 16h30
Mais de 500 presos se inscreveram para o Enem este ano - Foto: Divulgação
CAMPO GRANDE - Com 549 inscritos em Mato Grosso do Sul, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) destinado aos internos do regime fechado do Sistema Penitenciário tiveram início ontem. Neste primeiro dia do exame, os detentos responderam questões de ciências da natureza e humanas.

As provas continuam. Hoje os reeducandos serão avaliados nas disciplinas de redação, linguagem, códigos e tecnologia. O exame acontece das 12h às 17h30.

Os aprovados no Enem terão direito à certificação, automática, do Ensino Médio, ou poderão ter a chance de ingressar em uma universidade e concorrer a bolsas do Prouni, caso progridam de regime, conquistem a liberdade, ou consigam autorização judicial para tal.

De acordo com a Divisão de Educação da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), desta vez o Enem está sendo realizado em 19 unidades penais, mais o presídio federal; quatro a mais do que o exame relativo a 2009, aplicado em janeiro deste ano.

O número de inscritos também teve um sensível aumento se comparado ao anterior, quando foram registradas 387 inscrições, um crescimento de cerca de 70%.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas do Enem para o Sistema Prisional têm o mesmo grau de dificuldade que as destinadas aos demais participantes.

Para o diretor de Assistência Penitenciária da Agepen, Leonardo Arévalo Dias – que participou da abertura do exame no Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), unidade penal com maior número de inscritos no Estado – “é essencial para o processo de ressocialização da pessoa em situação de prisão possibilitar que ações voltadas para a educação sejam des-envolvidas”.

No Estado, o Enem prisional acontece nos municípios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Cassilândia, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jateí, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante e Três Lagoas, em estabelecimentos penais de regime fechado onde a prática do ensino é oferecida.

Conforme a chefe da Divisão de Educação da Agepen, Elaine Arima Xavier Castro, o total de participantes será divulgado apenas após a conclusão das provas nos presídios.