Cidades

Murilo entrega escola em Distrito de Dourados

11 JUL 2011 • POR • 22h09
Murilo discursa durante entrega da reforma da Escola Ruy Gomes na Vila São Pedro - Foto: Divulgação
DOURADOS - Depois de um ano e meio sendo obrigados a frequentar aulas e um salão improvisado, sem estrutura e totalmente inadequado, finalmente os alunos da Escola Municipal Ruy Gomes, no distrito de Vila São Pedro, poderão voltar às aulas e receber os ensinamentos com dignidade. O prefeito Murilo Zauith e a vice Dinaci Ranzi entregaram na sexta-feira à noite a tão sonhada reforma do prédio da escola.

O ato foi motivo de festa para os moradores do distrito porque, depois de vários meses, poderão ver seus filhos novamente estudando em um local digno, que não será manchete negativa nos meios de comunicação como vinha acontecendo. Fato considerado vergonhoso pela comunidade e constrangedor para alunos, professores, funcionários e para a própria direção do estabelecimento de ensino.

Durante a entrega da reconstrução, o diretor Israel Narciso fez questão de agradecer ao prefeito Murilo pelo que ele considerou um presente. “Eu já não sabia mais o que fazer”, desabafou Israel ao lembrar a vergonha que passava. “Dizem que a escola é a cara do diretor e por isso, muitas vezes eu me escondia para não mostrar minha cara”, confessou ele, se referindo à visita de uma equipe do MEC ao local improvisado.

O prefeito, depois de ouvir o desabafo de Israel Narciso, disse que a entrega da obra é mais uma demonstração do compromisso que a atual administração municipal tem com o setor educacional. “Nós estamos transformando a educação no município de Dourados”, afirmou Murilo, citando algumas medidas adotadas e que já estão em prática, começando pela valorização do professor.

Ele lembrou que enquanto vice-governador do Estado, teve a oportunidade, junto com André Puccinelli, de reformar mais de 200 escolas. Essa determinação em investir no setor, Murilo afirmou que trouxe para a prefeitura. O prefeito destacou inclusive sua luta pelo início das obras de reconstrução da Escola Presidente Vargas, na sede do município, cuja ordem de serviço havia sido assinada, horas antes, por ele e pelo governador.

“A Prefeitura de Dourados é parceira também nessa obra”, disse o prefeito, ressaltando que ficou por conta do município o custo com a demolição do antigo prédio. Para Murilo, quando se fala em educação, é momento de união. “Não estamos sozinhos nessa caminhada”, afirmou o prefeito, destacando a parceria com o governo do Estado e o governo federal, o que permite a busca e a conquista de um ensino de qualidade.

A comunidade do distrito compareceu em massa ao ginásio de esportes da escola, também reformado, para prestigiar, agradecer as melhorias e participar de uma festa julina programada para aquela data. Também estiveram presentes, secretários municipais; os vereadores Walter Hora, professor e líder do prefeito na Câmara e Alberto Alves dos Santos, o Bebeto, representante do distrito e, ainda, o deputado federal Geraldo Resende.

A OBRA


A Escola Ruy Gomes, com capacidade para 247 alunos, ganhou manutenção na parte elétrica e hidráulica, pintura e novas dependências, como cozinha, despensa, biblioteca, sala de professores e sanitários para portadores de necessidades especiais. Foram investidos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e do município, que, por determinação do prefeito Murilo, custeou também a restauração do ginásio.