Mundo

Ex-premiê britânico Brown acusa jornalistas de espionagem, diz CNN

11 JUL 2011 • POR • 16h52
O ex-premiê britânico Gordon Brown em 5 de abril em entrevista em Genebra, na Suíça - Foto: AP
Fonte: Do G1, com agências internacionais


O ex-premiê Gordon Brown acusou jornalistas do grupo News International, do magnata da mídia Rupert Murdoch, de ter tenta ilegalmente obter dados médicos de sua família e dados bancários e conversas telefônicas suas, segundo a rede de TV CNN, que citou "uma fonte próxima" ao jornal.

As acusações haviam aparecido mais cedo nas versões online de jornais britânicos.

Jornalistas do grupo "News International" repetidamente tentaram "grampear" de Brown, informaram os jornais britânicos "Guardian" e "Independent" e a rede BBC.

O "Independent" afirmou que Brown deveria fazer um comunicado sobre o caso em breve.

Segundo o "Guardian", jornalistas repetidamente tentaram acesso à secretária eletrônica, aos dados bancários do premiê e aos dados médicos de sua família.

O "Guardian" também disse ter indícios de que Brown foi espionado durante mais de dez anos, desde quando era ministro de Finanças até quando já era premiê.

O "Guardian" e a BBC também informam que há indícios de que o "Sunday Times", do grupo do magnata da mídia Rupert Murdoch, teve acesso a dados financeiros do ex-premiê.

As revelações ocorrem em meio a um escândalo de grampos telefônicos que levou ao fechamento do tabloide "News of the World", também do grupo News International.