Cidades

Governo reafirma metas para 2011

15 DEZ 2010 • POR • 16h30
André Puccinelli agradeceu aos secretários e técnicos presentes na reunião - Foto: Divulgação
CAMPO GRANDE (MS) – O ano de 2010 foi de desafios na área de assistência social, com avanços e com a perspectiva de que ainda há muito para ser feito, na definição do governador e da secretária estadual da pasta, Tânia Garib, que parti-ciparam da última reunião ordinária ontem da Comissão Intergestores Bipartite, na Capital.

Representantes dos municí-pios estiveram no encontro, em que foram avaliadas as ações desenvolvidas este ano e iniciado o planejamento das que deverão ser desenvolvidas em 2011.

André Puccinelli agradeceu aos secretários municipais e aos técnicos das diversas unidades da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social pelo empenho e pela dedicação na execução de todas as ações que atendem à população beneficiada pelas políticas de assistência em Mato Grosso do Sul.

Somente nos programas do governo – sem incluir os cofinanciamentos e apoios a entidades – em torno de cem mil pessoas são assistidas no Estado, sendo 60 mil pelo pro-grama Vale-Renda.

De acordo com a secretária Tânia Garib, o sucesso das ações na área requer que os governos municipais, com o Esta-do e também a União, atuem de forma bem articulada. “Dois mil e sete foi um ano difícil, e as prefeituras tiveram um papel muito importante. Depois, começamos a caminhar.

Não realizamos ainda todos os sonhos que temos para com os municípios, mas avançamos. Este ano de 2010 foi de desafios e de experiências importantes”, afirmou Tânia, na reunião com secretários e secretárias de assistência.

Uma conquista importante da atual política do governo estadual foi o crescimento do programa Vale-Universidade, cujo alcance subiu de cinco para 68 municípios participantes entre o primeiro e o quarto ano. “Temos a felicidade de ter começado com cinco cidades e hoje ter acadêmicos de quase 70 sendo beneficiados. Queremos alcançar os 78 municí-pios”, afirmou. Para o próximo período, as inscrições do programa estarão abertas a partir de 17 de janeiro de 2011.

#####Projeto de Lei

A expectativa da secretária Tânia Garib e dos secretários municipais é ver aprovado ainda este ano o Projeto de Lei da Assistência Social (projeto nº 3.077/2008, conhecido como PL Suas). Considerado importante na construção da política de assistência social, o projeto, conforme Tânia Garib, corrige distorções e transforma em lei iniciativas hoje regidas por outros instrumentos. A intenção é essa nova legislação fortaleça os trabalhos do setor.