Saúde

Pés saudáveis dependem de cuidados permanentes

9 JUL 2011 • POR • 01h00
Ronald Mello durante atendimento a cliente: podologia é qualidade de vida - Foto: Hédio Fazan/PROGRESSO
Quem pensa que apenas tirar cutículas e pintar as unhas já garante a beleza e a saúde dos pés, se engana. A podologia, ciência que estuda os pés oferece técnicas simples e com resultados surpreendentes. Unha encravada, calos e calosidades são alguns dos problemas mais comuns e que podem trazer bastante desconforto e até ocasionar problemas mais sérios, como inflamações e infecções.

Por isso, o cuidado com os pés é muito importante e não deve ser deixado de lado. “As técnicas usadas na podologia trazem soluções simples e duradouras para deixar os pés sempre saudáveis e bonitos”, enfatiza o podólogo Ronald Mello, que faz atendimentos em sua sala de podologia anexa ao salão de beleza “Fios em Forma”, na Rua Onofre Pereira de Matos, 1.529 – Centro.


Os problemas causados por unha encravada ainda são os que mais levam as pessoas a procurarem um especialista. Quem tem, sabe a dor que o problema pode causar, muitas vezes impossibilitando até calçar um sapato.

O podólogo explica que após a unha ser desencravada é confeccionado um aparelho corretor, chamado de “órtese”, que é colocado sobre a unha. O aparelho atua por meio da tração da unha, deixando-a mais plana e impedindo que encrave. “Muitas vezes apenas a educação do corte correto da unha, que é feita de acordo com o formato do dedo, já traz resultados bastante satisfatórios”, esclarece Ronald Mello, que é formado pelo Instituto Brasileiro de Podologia do Rio de Janeiro (RJ).

Outros problemas bastante comuns, segundo o especialista que reside em Dourados , são a micose nas unhas, verrugas plantares (conhecida como olho-de-peixe) e fissuras nos pés, principalmente nos calcanhares.
Os calos são causados geralmente pelo uso de alguns tipos de calçados, como os de bico fino e salto alto.

As calosidades podem se formar em qualquer parte do pé que esteja sob pressão, como no calcanhar e na sola do pé. O tratamento consiste em identificar a causa do problema e elimina-lo e depois se faz uma higienização, desbaste do excesso de pele morta, lixamento com micro motor e hidratação.

DIABÉTICOS - Quando o assunto é saúde também é necessário lembrar dos diabéticos, que devem ter cuidados especiais com os pés, pois são mais vulneráveis a infecções. De acordo com Ronald Mello, o diabético, muitas vezes, acaba desenvolvendo três principais problemas que são: a neuropatia periférica, que é a perda gradual da sensibilidade dolorosa e térmica dos pés; a angiopatia, que a diminuição da circulação sanguínea nos vasos devido ao seu estreitamento ou obstrução.

Ele explica que quando sofremos algum ferimento no pé é através da circulação sanguínea que são levados nutrientes e oxigênio a região lesada para que seja promovida a cicatrização, mas quando a circulação do pé está comprometida, consequentemente, a cicatrização será mais lenta. Com isso poderá ocorrer uma infecção que dependendo do seu grau pode levar até mesmo a uma amputação do membro. E por último é a infecção, pois o portador de diabetes, é mais vulnerável a infecções nos pés. Esses três fatores: a neuropatia, a angiopatia e a infecção, constituem a tríade mais freqüente do pé diabético.

“O meu papel como podólogo é evitar que algum problema se instale nos pés do cliente diabético”, salienta o profissional.

Alguns dos tratamentos feitos pelo podólogo aos diabéticos é o corte técnico das unhas, remoção de calos e calosidades, desencravo das unhas e tratamento para que elas não voltem a encravar, além de fazer uma hidratação nos pés. O especialista também orienta o doente a fazer uma hidratação correta em casa, pois os pés das pessoas diabéticas devem estar sempre bem hidratados. O podólogo orienta ainda que os diabéticos mantenham um tratamento a cada trinta dias.

IDOSOS - Os idosos também são alvos de cuidados do especialista, pois essas pessoas têm a pele mais fina e sensível. “No Rio de Janeiro cheguei a fazer um curso de especialização em tratamento dos pés de idosos, porque requerem muitos cuidados”, acrescenta.

O podólogo Ronald Mello salienta que os valores cobrados em seus atendimentos são populares, as avaliações são gratuitas e os diabéticos têm descontos permanentes para qualquer tipo de tratamento. Outras informações sobre tratamentos pelos telefones (67) 3423-8755 ou 8141-0001.