Cidades

Greve na UFGD deve ser suspensa até segunda

7 JUL 2011 • POR • 22h28
Técnicos administrativos da HU também fazem parte da greve da UFGD - Foto: Divulgação
DOURADOS – A greve dos funcionários administrativos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), pode ser suspensa até a próxima semana em Dourados. A decisão será tomada em assembleia programada para acontecer na segunda-feira às 8h, na unidade um da UFGD.

Seguindo o movimento nacional das universidades por melhores salários, atualmente são 250 técnicos administrativos em greve na UFGD, sendo 200 (60%) na universidade e 50 (10%) no Hospital Universitário (HU). Em Dourados a greve começou no dia 15 de junho. Hoje são exatos 23 dias de paralisação.

De acordo com um dos coordenadores do Comando de Greve, Franz Maciel, a coordenação nacional recebeu um comunicado do governo federal de que as negociações vão continuar caso a greve seja suspensa. Com isso a coordenação aprovou um indicativo nacional pelo fim da greve dos técnicos administrativos das universidades federais do País por 52 votos a 46.


Em função disso, agora os sindicatos regionais colocarão a discussão em assembleia. De acordo com Franz, muito provavelmente os servidores de Dourados vão aderir a suspensão da greve.

Para o Conselho Nacional de Greve, a luta nesses 30 dias de paralisação, já é vitoriosa, pela unidade e disposição de luta da categoria; pelo compromisso feito pelo Ministro da Educação (MEC) manifestado na Câmara dos Deputados, em cadeia nacional, se comprometendo com o acompanhamento das negociações visando êxito nesse processo; e pelo fato do governo buscar inclusão, no orçamento da união de 2012, de recursos para investir na tabela salarial, bem como avançar nas negociações acerca dos demais itens da pauta.

O comando nacional também entende que o investimento na Tabela Salarial abrange o conjunto da categoria, desde os aposentados aos recém concursados. Hoje a categoria conclui que não pode mais continuar tendo o menor piso do conjunto da categoria, de R$ 1.034,00.