Política

Geraldo pede ao governador início de 5 obras em Dourados

7 JUL 2011 • POR • 08h15
Pista oficial de exames do Detran é um dos pedidos do deputado Geraldo Resende. Hoje provas são realizadas em locais impróprios Foto: Edmir Conceição


O deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS), coordenador da Bancada Federal no Congresso Nacional, obteve do governador André Puccinelli, durante audiência, o compromisso de agilização de cinco obras em Dourados, incluindo a reconstrução da Escola Presidente Vargas, que terá o processo de licitação anunciado nesta sexta-feira. O governador cumpre agenda de cinco horas em Dourados nesta sexta-feira.

Geraldo Resende tratou com o governador, também, da recuperação da pavimentação asfáltica no trecho de aproximadamente 2 km entre a sede do distrito de Indápolis à BR-376, que liga Fátima do Sul a Dourados; a construção do presídio de regime semi-aberto em Dourados; construção da pista de exames de Habilitação do Detran; e duplicação da Avenida Guaicurus (MS-162).

O governador informou o deputado que, no caso do presídio semi-aberto, que será construído próximo à Penitenciária ‘Harry Amorim Costa’, a licitação foi aberta em abril e as obras devem ser iniciadas já em agosto. Quando ao acesso ao distrito de Indápolis, o governador solicitou ao diretor-presidente da Agesul, Wilson Cabral, o levantamento de custos. Quanto a avenida Guaicurus, André Puccinelli assegurou que a licitação será aberta no início de 2012 com previsão da obra começar em 2013.

#####Pista do Detran
A pista de exames do Detran ainda depende de um projeto a ser apresentado pelo diretor-presidente do órgão, Carlos Henrique Santos Pereira. O deputado Geraldo Resende reportou ao governador ofício enviado em fevereiro ao diretor-presidente do Detran, Carlos Henrique dos Santos Pereira, a necessidade premente de construção de pista para os exames práticos em Dourados.

Uma área já foi doada ao Estado para a construção da pista de treinamento e provas. De acordo com o Detran, o projeto está sendo elaborado pelo departamento de engenharia de tráfego, já que o local terá que com portar um estrutura capaz de atender todas as fases e categorias de habilitação de condutores.

Segundo as estatísticas, cerca de 1.400 candidatos são submetidos a exames práticos por mês. Como não há local apropriado para aulas de direção e exames de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), os candidatos são submetidos a provas nos estacionamentos do estádio Frédis Saldivar (Douradão) e do Ginásio Municipal “Ulysses Guimarães”.

De acordo com o deputado, a definição de um local apropriado é importante para as duas fases – aulas e treinamentos feitos pelos centros de formação (autoescolas) e aos exames eliminatórios do Detran. Dos 1.400 exames feitos mensalmente em Dourados, 500 são para condutores de motocicletas.
Os instrutores apontam entre os vários inconvenientes, estrutura mínima para atendimento aos alunos, que inclui segurança, água potável, equipamentos, área para acomodação e encaminhamento dos candidatos, entre outros serviços.