Policia

Polícia apreende droga e arsenal na fronteira

5 JUL 2011 • POR • 20h48


PONTA PORÃ – Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), do Paraguai, realizaram na tarde de segunda-feira, numa propriedade rural, localizada há 12 quilômetros de Cruce Bella Vista, no Paraguai, cerca de 80 Quilômetros da fronteira com o Brasil, a apreensão de arsenal com várias armas, algumas de grosso calibre e drogas.

Três paraguaios, que estavam na fazenda, mas residem na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com Ponta Porã, foram presos na operação. Eles foram identificados como o pecuarista Nery Pinazo Ricardi, de 54 anos, Juan Antonio Irala, de 41 anos e Florentina Matilde Portillo Garcete, de 53 anos. De acordo com as investigações os três são conhecidos narcotraficantes da região de fronteira.

Durante buscas na propriedade foram encontrados 774 quilos de maconha prensada e um arsenal. Foram apreendidos: um revolver marca Colt calibre 38, um fuzil .30, sem marca; um rifle calibre 22, sem número de serie e sem marca, uma escopeta calibre 12 da marca Akkar – Karatay.

Os policiais paraguaios apreenderam ainda três carregadores para pistola calibre 9 milímetros, uma mira telescópica, dois rádios transmissores, duas caixas de munição calibre 380, uma com 50 projéteis e outra com 24, duas caixas calibre 22, da marca Champion; e uma caixa com 50 projéteis de calibre 38 especial, da marca American Eagle; Além do armamento apreendidos três veículos, sendo uma caminhonete Toyota / Hilux com placas provisórias do Pa-raguai; um caminhão Ford / 4000 com e uma caminhonete Suzuki / Vitara, ambos com placas do Paraguai.

Os trabalhos tiveram a participação conjunta do Ministério Público do Paraguai, através do promotor antidrogas Javi-er Ibarra. Os materiais apreendidos, os presos e os veículos foram encaminhados para a Base de Operações da Senad, em Pedro Juan Caballero. (com informações Lania Torres)