Pets

Murilo Zauith articula esvaziamento do DEM

5 JUL 2011 • POR • 22h26
Prefeito Murilo Zauith pode trocar o DEM pelo PSB Foto: div.
Willams Araújo

CAMPO GRANDE – O prefeito de Dourados, Murilo Zauith (DEM), deve concorrer à reeleição em 2012 por outro par-tido, mas só deve anunciar a eventual adesão após estudar os prós e os contras no momento em que o Congresso Nacional ainda discute a instituição da fidelidade partidária dentro do processo de reforma política.

Antes, porém, o prefeito articula levar seu grupo político para sua nova legenda, provavelmente o PSB, conforme notícia antecipada pelo jornal O PROGRESSO, na coluna Conjuntura.

Murilo, que também foi convidado a ingressar no PSD, presidido no Estado pelo empresário Antonio João Hugo Ro-drigues, deverá substituir o ex-deputado estadual Sérgio Assis, atual presidente do PSB em Mato Grosso do Sul, que, enfraquecido, perdeu campo após derrota à Câmara dos Deputados em 2010, quando recebeu apenas 42.314 votos.

No entanto, o interesse de Murilo pelo partido liderado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, diminuiu devido às sucessivas notícias de que o PSD corre risco de não ser “refundado”, já que foi incorporado ao PTB no passado e os trabalhistas ameaçam ir a Justiça contra a criação.

O partido de Kassab também está sendo alvo de críticas por dirigentes de outras legendas. O PPS, por exemplo, ingressou com a ação na Justiça Eleitoral para dificultar o registro da nova legenda e ameaça intensificar o número de me-didas impetradas. O próprio DEM, de Murilo, é contra o PSD, por ser o partido que mais perdeu quadros para o nanico.

Em entrevista à imprensa ontem, o vereador Airton Saraiva, presidente do DEM de Campo Grande, confirmou a mo-bilização de Murilo visando abandonar o partido pelo qual chegou a Prefeitura de Dourados para um mandato tampão de dois anos, após o escândalo político que culminou com o afastamento do então prefeito Ari Artuzi.

"É certo que o prefeito de Dourados, Murilo Zauith, foi convidado a trocar de legenda e ainda para comandar o PSB regional. Até agora, porém, ele não disse sim nem não a proposta", declarou Saraiva, em entrevista na Capital.
Saraiva confessou que recebeu o convite para deixar o DEM por meio de Murilo. “Estou me organizando, vou conversar com o meu partido, mas não descarto essa hipótese”, disse o vereador, durante sessão na Câmara.
Particularmente, Murilo evita tecer qualquer tipo de comentário a respeito de sua eventual troca de partido.

#####PREJUIZO
Há dias, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou projeto de lei que prevê perda de mandato a parlamentar que trocar a sigla pela qual se elegeu por um partido recém-criado.

As novas regras, se confirmadas pelos deputados, atingem os políticos que estão de malas prontas para o PSD, funda-do em março por Kassab.
A mudança decorre de destaque do líder do DEM, Demóstenes Torres (GO), que exclui a mudança para um novo par-tido das hipóteses de "justa causa" para a desfiliação partidária. O DEM foi o partido mais prejudicado pela criação do PSD.

O projeto de lei 266/11 indicava quatro situações em que a mudança de partido não implicaria a perda de mandato, conforme resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) (TSE): a incorporação ou fusão do partido, mudança substanci-al ou desvio reiterado do programa partidário, grave discriminação pessoal ou criação de um novo partido.