Variedades

Deixa de frescura!

5 JUL 2011 • POR • 08h19
Mauro Pizzini




Qualquer pessoa, em algum momento, pode se sentir triste ou desmotivada. Isso é uma reação normal a perdas, momentos difíceis ou a uma grande decepção. Algumas vezes, no entanto, a tristeza torna-se intensa e persistente, impedindo que a pessoa leve uma vida normal. Quando isso acontece, esse sentimento pode ter-se tornado um problema de saúde muito comum, tratável, mas, muitas vezes, descuidado.


A depressão é reconhecida pela medicina, desde a Grécia antiga, mesmo assim, é vista de maneira distorcida e condenável, até hoje. É difícil encontrar um paciente o qual nunca tenha ouvido que seus sintomas são “frescura”, “preguiça” ou “falta de vontade”. Pior, alguns pacientes até acreditam nisso.


Os principais sintomas se manifestam conjuntamente, mas nem todos ao mesmo tempo (tristeza, perda de prazer com coisas antes agradáveis, cansaço, sentir-se inútil, falta de concentração, irritação, ansiedade, indecisão, isolamento social, problemas sexuais, insônia ou sono excessivo, dor, diminuição ou aumento do apetite, pensamento de morte ou suicídio, autolesões e tentativa de suicídio.


Não existe uma causa única, é uma doença complexa (fatores biológicos, psicológicos e ambientais) cuja predisposição varia individualmente, sendo, predominantemente, provocada por fator genético e stress emocional.


Na maioria das vezes, o tratamento é feito com antidepressivos (que não provocam dependência) e psicoterapia. A maioria dos pacientes tem boa melhora após o primeiro tratamento, ainda mais, se buscar qualidade de vida (esporte e lazer), evitar cigarro, álcool e drogas.

######*CABELEIREIRO