Cidades

Nova Andradina fica em 2º na redação

14 DEZ 2010 • POR • 17h20
Escola Marcos Freire conquista prêmio tendo Franciele como vencedora - Foto: Natálho Cuer
NOVA ANDRADINA - Verdadeira “Papa-Prêmios” a Escola Municipal Ministro Marcos Freire, localizada no Angico (Assentamento Casa Verde), desta feita conquista o 2º lugar na etapa nacional do concurso de redação promovido pela Cooperjovem.

O diretor Delmiro Bonin e a Coordenadora Renata Costa, juntamente com todos os professores e funcionários da Escola, se esmeram em proporcionar aos alunos, condições para que participem em pé de igualdade, de concursos e feiras, sempre com o objetivo de aprimorar a aprendizagem, expandindo conhecimentos e proporcionando melhoria na qualidade de vida.

“Estamos conscientes de que somente através da Educação é possível transformar este País, e nós estamos fazendo a nossa parte, contando sempre com o apoio incondicional dos pais”, afirmou Bonin, durante a cerimônia de entrega do presente à aluna Franciele Fernanda Eichinger, do 9º ano A, vencedora da etapa estadual do 4º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem, e 2ª colocada ao nível Nacional.

Durante a cerimônia, que aconteceu na sede da Organização das Cooperativas, em Campo Grande, no dia 10 passado, estiveram presentes o Diretor da Casa do Cooperativismo, Sr. Valdir Pimenta da Silva, a Sra. Dalva, Superintendente; Tiago, Coordenador do Programa Cooperjovem, Juarez Pereira, Gerente de Capacitação, o Presidente da Coopavil, Dr. Hernandes Filho, representando a entidade madrinha do Programa, para a Escola Ministro Marcos Freire; a Secretária de Educação, Nair Lorencini Russo; o Diretor da Escola Bonin; a Coordenadora Renata Costa e o Prefeito Gilberto Garcia, acompanhado da Primeira Dama Joana D’Arc.

A emoção tomou conta de todos, quando o Prefeito discorreu sobre os avanços que vem promovendo na Educação de Nova Andradina, para o quê, vem contando com o apoio de professores, pais, direção das escolas, a própria Semec, os funcionários e especialmente os pais “que têm sido verdadeiros parceiros nesta revolução”, afirmou Gilberto.

Ele lembrou que “desde quando assumi o Governo Municipal, predispus que a Educação seria a principal das minhas preocupações, porque sou de origem humilde e sei o quanto me valeu o sacrifício dos meus pais para que eu tivesse uma educação de qualidade. E isto quero proporcionar a todos os que contam com a Prefeitura para estudar seus filhos”, afir-mou destacando os projetos que têm sido levados a efeito, como a distribuição de uniformes, a adoção do ensino aposti-lado e o projeto de dois professores por turma, para o primeiro ano do Ensino Fundamental.

Também falou sobre as creches “CEINF’s), para as quais ampliou o número de vagas, e afirmou que “com certeza, Franciele participou da escola desde os seus tenros anos, e por isso hoje é este exemplo de aluna”.

O Diretor Bonin discorreu sobre a história da Escola Marcos Freire, destacando seus projetos vitoriosos, e para os quais “contamos sempre com o apoio do Prefeito e de toda a nossa comunidade”, falou ele, salientando que “em nossa Escola, somos uma grande família, e conheço todos, sei onde moram e como vivem, o que nos facilita a convivência”, disse ele, agradecendo a parceria da Coopavil, madrinha do Projeto Cooperjovem na sua escola e também todos os que contribuíram para que Franciele tivesse a chance de participar em condições de igualdade com tantas escolas.

Foram 16 mil redações em todo o País, e a segunda colocada é da Escola Marcos Freire de Nova Andradina, “o que representa um grande orgulho e uma satisfação sem medida”, classificou o Diretor, agradecendo todos os professores, a Coordenadora Renata e especialmente parabenizando a Franciele e o Projeto Cooperjovem.

O Sr. Valdir Pimenta não escondeu a alegria por ter em Franciele a representante de Mato Grosso do Sul no evento, na etapa nacional. “Só assim, pudemos obter este sucesso e garantir para nosso Estado, esta segunda colocação, tão honrosa quanto a primeira. Afinal estivemos na frente de Estados tão importantes e vencemos”, disse ele. Para o Sr. Valdir, este sucesso se deve principalmente, à política implementada pelo Prefeito Gilberto Garcia, para a Educação. “De fato, estamos certos de que o Prefeito de Nova Andradina tem sido um pioneiro nestes projetos e por isso está colhendo frutos tão importantes.

A História haverá de falar sobre o seu Governo, com respeito e muita admiração, pois quem investe na Educação planta o futuro”, afirmou ele.
Para Tiago, coordenador do Programa, “este é um momento de extrema alegria, pois coroamos o nosso Projeto com uma belíssima redação, que se destacou não apenas ganhando o prêmio, mas nos fazendo refletir sobre o Cooperativismo como forma de produzir melhores dias para todos”, disse ele, parabenizando a aluna Franciele e à Escola.

Para todos, os pais de Franciele têm um papel preponderante nesta vitória, pois certamente, priorizam a educação de sua filha e mantém, para ela, os princípios de uma formação completa, que inclui responsabilidade e compromisso com o presente, olhando para o futuro e garantindo uma vida muito melhor.

Franciele agradeceu com seu sorriso e sua alegria, demonstrando acima de tudo, a humildade de quem sabe que aprender é um processo que tem começo e nunca chega ao fim. Além do troféu, ela ganhou um aparelho MP3.

E ao final, o Prefeito Gilberto Garcia foi atendido em sua solicitação ganhando para a escola Ministro Marcos Freire, 50 livros para a biblioteca escolar, ampliando assim as chances de novos alunos conquistarem mais prêmios para Nova Andradina.