Política

PMDB terá candidato próprio em Dourados

26 JUN 2011 • POR • 23h40
Temer é convidado de Geraldo para Encontro Regional do PMDB em Dourados - Foto : Aloizio Assis
DOURADOS - Encontro regional do PMDB, em julho, com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, vai apontar a estratégia do partido para a disputa das eleições municipais de 2012. O encontro será realizado em Dourados, onde há 20 anos o PMDB não encabeça chapa majoritária. “Vamos ter candidato próprio em Dourados”, garante o deputado federal Geraldo Resende. “Time que não joga não conquista torcida”, compara.

“Para um partido de tamanho e liderança incontestáveis como o PMDB, participar de eleição é primordial. Vejo com alegria a disposição do deputado Marçal Filho e da vereadora Délia Razuk em colocar seus nomes à disposição do processo eleitoral de 2012 em Dourados. Podem me incluir também no rol de pré-candidatos”, avisou Geraldo.

O fato do partido deflagrar já em julho o processo de aquecimento eleitoral, segundo Resende, leva em conta o prazo de 30 de setembro para confirmar as filiações dos pretensos candidatos. O deputado Geraldo Resende garante que além de encabeçar chapa, o PMDB já trabalha nomes para as vagas de vereador. A ideia é lançar uma chapa mais representativa possível, buscando lideranças nos vários setores da sociedade civil organizada. O Encontro Regional será realizado no dia 16 de julho na Câmara de Dourados. Cerca de 30 municípios terão delegações.

Apoio a Murilo

Não há ruptura na relação política do PMDB com a administração de Murilo Zauith (DEM). Segundo o deputado Geraldo Resende, essa relação ficou muito clara quando houve a coalizão de 15 partidos para apoiar a nova administração.

“O PMDB continua apoiando a administração municipal naquilo que é do interesse público, ficando claro que o apoio decorreu de um momento delicado na vida institucional do município e pela situação política adversa que exigia a contribuição de todos. O partido decidiu integrar a coalizão sem participação em cargos, sem indicação, condição imperativa para o PMDB afirmar sua independência. Deixamos o prefeito Murilo Zauith à vontade, sem impor nada, sem pedir espaço algum”.

Pré-candidatos

Segundo o deputado Geraldo Resende, até 30 de setembro o PMDB terá uma relação de pré-candidatos, inclusive a sinalização de possíveis alianças. Na disputa da Prefeitura, segundo Geraldo, as pesquisas quantitativas e qualitativas serão o critério de indicação do pré-candidato. Para o deputado, todas as postulações devem ser estimuladas. “Time que não joga não tem torcida e nem condições de conquista-la”, diz, notando que chegou o momento do PMDB protagonizar o processo eleitoral em Dourados, papel que o partido deixou de exercer nos últimos 20 anos. Para Geraldo, as pré-candidaturas já colocadas mostram que o partido possui quadros de sobra para as eleições em Dourados".

“Vejo com bons olhos as pré-candidaturas do deputado Marçal Filho e da vereador Délia Razuk, que já teve a experiência de administrar Dourados por um breve período. Hoje temos que ter a compreensão que o PMDB não pode ser coadjuvante, não só no processo eleitoral, mas em outras campanhas e bandeiras de luta”.

Encontro regional

O encontro regional do PMDB em Dourados, no mês de julho, vai reunir dirigentes e lideranças do partido em 30 municípios. Segundo Geraldo Resende, além do vice-presidente Michel Temer como convidado especial, o evento terá a presença dos deputados estaduais e federais do Estado e parlamentares de outras regiões do País. As principais lideranças estaduais, encabeçadas pelo governador André Puccinelli, também participarão do encontro de Dourados.


“Hoje a missão é reforçar os quadros do partido, torná-lo mais aberto e participativo, por isso nessa fase de filiações e fortalecimento da legenda, estamos buscando a participação de profissionais liberais e representantes de outros segmentos da sociedade civil organizada”, defende Geraldo Resende, notando que PMDB Mulher e PMDB Juventude serão braços com mais presença no projeto eleitoral do partido.