Mundo

Menino de 10 anos é crítico gastronômico

20 JUN 2011 • POR • 15h20
Eli Knauer divulga críticas e avaliações no blog - Foto: AFP
Um americano de dez anos de idade está fazendo sucesso em Baltimore, nos Estados Unidos, como crítico gastronômico.

Eli Knauer divulga suas críticas e avaliações de restaurantes da cidade do Estado americano de Maryland e de mais cidades da costa leste americana em seu blog, chamado Adventures of a Koodie (\'Aventuras de um garoto interessado em comida\', em tradução livre).

Segundo a agência de notícias AFP, o blog tem, atualmente, cerca de 43 mil visitas.

O blog foi iniciado há cerca de um ano e Knauer já avaliou mais de 50 restaurantes.

Em seu blog, Knauer explica que \'adora comer e experimentar novos restaurantes e comidas\'. \'Este é um lugar para escrever a respeito de minhas aventuras em restaurantes e comida\', diz ele.

Suas observações não se resumem apenas à comida. Knauer também avalia a receptividade do local à crianças, se o restaurante tem como manter as crianças entretidas e como é o cardápio voltado para crianças e o tamanho das refeições.

Carne e queijo

Em seu blog, Knauer conta sobre suas visitas principalmente a restaurantes onde são vendidas pizzas e sanduíches.

Nestas avaliações, o crítico se concentra em alguns aspectos dos pratos, como a \'suculência\' da carne e a \'viscosidade\' do queijo. Para esta categoria, ele até inventou uma palavra em inglês, \'gooeness\', a partir da palavra gooey (viscoso ou grudento).

\'Inventei gooeness. Se você sabe como soletrar, fale em um comentário\', escreveu Knauer em um post do dia 3 de junho.

As avaliações do crítico são rigorosas e, se ele não gosta de um prato já pedido, ele pede outro e avalia os dois, como o que ocorreu na lanchonete Max\'s Dog House, em New Freedom, na Pensilvânia, especializada em cachorros-quentes, que ele foi com a avó.

\'Eu pedi um Jamaican Bacon com batatas fritas, churros e Oreos fritos. Quando experimentei meu cachorro-quente, ele estava tão picante, então eu pedi outro, o Ball Park. Quando chegou, eu experimentei e estava delicioso! Parecia os cachorros-quentes que você come em jogos!\', escreveu Knauer.

Apesar de elogiar também a sobremesa, Knauer deu quatro estrelas para a comida e cinco estrelas para a receptividade da lanchonete à crianças, pois o lugar tinha uma área de jogos com computador e um Play Station 3, com pessoas que ajudam a entender os jogos.

\'Elegante\'

Para uma entrevista dada à AFP, Knauer e sua mãe foram ao que ele chamou de \'restaurante elegante, pois as pessoas usam gravata borboleta e elegantes chapéus de chef\', o Morton\'s the Steakhouse.

Mas, apesar de elogiar o atendimento e a atenção, Knauer se assustou com uma lagosta que era mostrada viva aos clientes e não aprovou o tamanho do hambúrguer que pediu.

\'A carne era suculenta, o queijo era pegajoso e o bacon, crocante. Mas não consegui terminar, pois era tão grande e minha mãe queria que eu guardasse espaço para a sobremesa.\'

\'Então, a sobremesa veio e quando eu digo (que era) enorme, eu digo mesmo (que era) ENORME!! Eu pedi o Lendário Sundae de Hot Fudge do Morton. Era tão grande que minha mãe disse que poderíamos dividir.\'

A avaliação da comida do Morton\'s foi boa, o crítico deu cinco estrelas. Mas, para a receptividade à crianças, Knauer deu apenas uma estrela e meia.

\'Eu ia dar duas estrelas, mas quando cheguei em casa, passei mal de tanto comer. Se você quer levar seu filho ao Morton\'s, tenha certeza que o estômago dele esteja completamente vazio, para que ele possa comer tudo. E também tenha certeza que ele não coma todo o enorme Sundae de Hot Fudge, para não ter uma enorme dor de estômago!\'