Esporte

Deficientes ganham reforço para treinar

20 JUN 2011 • POR • 05h06
Antonio Humberto, Maurício Peralta e Leandro Francisco, parceria em prol do esporte - Foto : Divulgação/Deuzim Machado
DOURADOS – Portadores de deficiências físicas de Dourados acabam de ganhar um importante aliado na luta para reabili-tação e inserção à sociedade. O Hospital Evangélico decidiu dar acompanhamento médico-hospitalar para todos os cadeirantes que pretendem desenvolver atividades esportivas.

O acordo foi selado durante reunião na última quinta-feira entre o diretor executivo do HE Maurício Rodrigues Peralta com Leandro Carlos Francisco, presidente do Centro de Apoio ao Portador de Deficiencias Físicas de Dourados e o diretor técnico do hospital, médico Antonio Humberto Guimarães Moreira, chefe do departamento de ortopedia e traumatologia.

Segundo Marco Aurélio Areias, superintendente técnico operacional do hospital, o Centro de Apoio ao Portador de Defici-ências Físicas de Dourados que congrega mais de 50 pessoas detentoras de inúmeras deficiências físicas, a maioria causada por acidentes, foi inserido no “Pojeto HE Solidário”.


A entrada do HE em mais esse trabalho social que visa a reabilitação e
inserção dos deficientes físicos à sociedade objetiva estimular e incentivá-los à prática de ações que mostrem que eles são úteis e capazes de retomar as muitas atividades de uma vida normal, tanto no âmbito familiar, como esportivo e até profissional.

Através dessa parceria, o hospital fará todo o acompanhamento médico-hospitalar dos atletas do Centro de Apoio, visando uma melhor condição de saúde para o melhor desempenho de suas potencialidades competitivas, e também como cidadãos. O Projeto HE Solidário também serve de incentivo para que pessoas dos diversos segmentos, entidades e empresas da livre iniciativa possam somar esforços com o hospital, possibilitando aos cadeirantes levarem o nome de Dourados e do Estado cada vez mais longe, no esporte.

O hospital deseja com essa ação sensibilizar também outros cidadãos portadores de deficiências físicas a se integrarem ao Centro de Apoio ao Portador de Deficiências Físicas, e também poder participar de suas atividades que tem grande importância na inserção social e familiar.

O diretor técnico do Hospital Evangélico de Dourados, médico Antonio Humberto Guimarães Moreira, chefe do departamento de ortopedia e traumatologia disse que todo o hospital está engajado nesse projeto, e os deficientes terão o acompanhamento de ortopedistas, cardiologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, assim como exames laboratoriais necessários.

Na condição de coordenador dos trabalhos junto ao Centro de Apoio Antonio Humberto ressaltou a importância de divulgar para as pessoas com deficiências físicas, a importância da prática de atividades esportivas na recuperação física, mental, intelectual e social, proporcionando uma completa reintegração à comunidade.

Fez ainda um apelo à importância da adesão de outras entidades e empresas, no sentido de apoiar e patrocinar as atividades desenvolvidas através do “Projeto HE Solidário”. Lembrou que o Centro de Apoio aos Portadores de Deficiências Físicas tem representado muito bem a cidade de Dourados com equipes de Basquetebol e Corredores, formadas de atletas cadeirantes. Isso tudo foi relevante para sensibilizar à direção do Hospital Evangélico”, frisou.

Leandro Carlos Francisco, por sua vez, comemorou a parceria ao dizer que a equipe de basquetebol do Centro de Apoio é filiada à Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas, tendo disputado importantes eventos em todo o país, inclusive o Campeonato Regional do Centro-Oeste, onde se classificou para o Campeonato Brasileiro da divisão de acesso, que será disputado esse ano com a participação de 12 representações do Centro-Oeste.


“Nossa equipe de corrida também tem representado Dourados na Corrida de Reis, realizada anualmente em Cuiabá (MT), onde conseguimos excelente colocação, além da São Silvestre, em São Paulo e Maratona do Fogo de Dourados. Agora, com o apoio do Evangélico, pretendemos fazer mais pelos deficientes físicos e elevar cada vez o nome de Dourados”, garantiu.

O Centro de Apoio ao Portador de Deficiências Físicas de Dourados fica na Rua dos Caiuás, 995, Vila Esperança. Telefone (67) 8408-2567.