Mundo

Voos começam a ser retomados no Sul após problemas por vulcão

10 JUN 2011 • POR • 15h34


SÃO PAULO (Reuters) - A nuvem de cinzas expelida pelo vulcão chileno Puyehue começava a se dissipar sobre Santa Catarina e Paraná na sexta-feira, mas ainda estava concentrada no espaço aéreo do Rio Grande do Sul e seguia cancelando voos na região Sul do país, segundo informações da Infraero e da Força Aérea Brasileira.

TAM e Gol, as duas maiores companhias aéreas do país, começavam a normalizar suas operações na região Sul na tarde desta sexta, mas mantinham suspensas as saídas para destinos no exterior também atingidos pelas cinzas vulcânicas, como Buenos Aires e Montevidéu.

Em todo o país, 341 das 1.854 partidas programadas para destinos dentro e fora do país foram canceladas até as 16h, de acordo com informações da Infraero, a estatal que gerencia os aeroportos do país.

No aeroporto de Porto Alegre, onde a presença da nuvem de cinzas era maior, dos 58 voos programados, somente três não haviam sido cancelados.

\'No momento apenas o espaço aéreo sobre o aeroporto de Porto Alegre está sofrendo algum impacto\', disse o major Antonio Marcio Ferreira Crespo, gerente nacional de Fluxo de Tráfego Aéreo do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), em entrevista à Rádio da Força Aérea.

No aeroporto de Florianópolis, 16 dos 30 voos programados até às 14h foram cancelados. Em Curitiba, 37 das 69 partidas haviam sido canceladas.

Outros aeroportos da região Sul, como Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR), Joinville (SC) e Navegantes (SC) também registraram cancelamentos.

A Gol informou na sexta-feira que retomaria, a partir das 16h, suas operações no aeroporto de Porto Alegre. A companhia havia informado mais cedo o fim da suspensão das atividades da empresa nos aeroportos de Florianópolis e Curitiba.

\'A companhia ainda observa a situação nos países vizinhos e aguarda a autorização das autoridades locais para retomar voos de e para Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai)\', disse a Gol em comunicado.

A TAM também anunciou a retomada de seus voos de e para Porto Alegre e Florianópolis, mas ressalvou que \'está avaliando constantemente as condições de voo nestas rotas e, caso haja riscos, poderá voltar a suspender a operação\'. As partidas para Montevidéu e Buenos Aires seguem suspensas.

A companhia Webjet informou que as operações de pouso e decolagem em Porto Alegre até as 18h seguiam suspensas, enquanto a Azul disse que seus voos de e para Curitiba, no Paraná, Navegantes, Florianópolis e Joinville, em Santa Catarina, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, haviam sido cancelados.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu nota recomendando aos usuários que tiverem de viajar para a região Sul, assim como Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai, para consultarem as companhias aéreas antes de irem aos aeroportos.

Às 16h20, a ação da TAM recuava 2,96 por cento, a 32,10 reais, enquanto o papel da Gol registrava queda de 1,31 por cento, a 18,84 reais. O Ibovespa, que reúne as principais ações brasileiras, caía 1,01 por cento.

(Por Eduardo Simões, com reportagem adicional de Bruno Marfinati)