Policia

Fiscais da receita e PMs são presos em operação da PF em Corumbá

10 JUN 2011 • POR • 14h53
Quatro policiais militares e dois fiscais da receita de Mato Grosso do Sul foram detidos pela Polícia Federal na Operação Babushka, organizada em Corumbá, distante 444 quilômetros de Campo Grande. No total, estão sendo cumpridos nove mandados de prisão e e seis de busca em apreensão com objetivo de prender suspeitos de integrar quadrilha que transportava roupas sem pagamento de tributo, configurando crime de descaminho.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Corumbá e estão sendo cumpridos por 40 policiais federais e 16 policiais militares.

As mercadorias do grupo, que tinham como destino várias cidades do Mato Grosso do Sul e outras da região sudeste, especialmente São Paulo, passavam pelo posto fiscal da receita estadual, na BR-262. Segundo a Polícia Federal, dois servidores e quatro policiais militares que trabalhavam no posto fariam parte do esquema e facilitavam a passagem das mercadorias mediante o recebimento de propina.

De acordo com a Polícia Federal as investigações duraram mais de um ano. Durante este período foram presas duas pessoas em flagrante, apreendidos seis veículos de passeio, seis vans e cinco ônibus, todos carregados com mercadorias contrabandeadas, num total de aproximadamente 20 toneladas de produtos.

Os veículos e as mercadorias foram encaminhados para a Receita Federal em Corumbá. Ainda ocorreram apreensões em ônibus que faziam a linha regular entre Corumbá e Campo Grande.

O nome da operação é uma alusão a boneca russa que contém outras bonecas no interior, sendo efeito surpresa para quem recebe de presente. Segundo a PF, o caso, inicialmente, não pode ser caracterizado como contrabando, já que se trata de mercadoria permitida, mas sem pagamento de tributo.