Esporte

Democracia do técnico Renato agrada elenco

9 JUN 2011 • POR • 19h05
Renato Gaúcho encerra reunião com os cascudos - Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com
No Grêmio o técnico Renato Gaúcho estabeleceu uma espécie de democracia na hora de realizar mudanças no time titular. Antes ou depois dos treinos que apresentam alterações de sistema tático, ou escalação, o treinador reúne-se com os jogadores mais experientes - o goleiro Victor, o volante e capitão Fábio Rochemback, os laterais Lúcio e Gabriel, e também o zagueiro Rafael Marques.

Conversando com estes \'cascudos\' - como ele chama os jogadores de representatividade no grupo - Renato Gaúcho debate, ouve sugestões, abre espaço para as ideias dos jogadores, transmite o que está pensando, e assume a responsabilidade da decisão final.

Para Fábio Rochemback, esta iniciativa é importante.

- O Renato sempre conversa com a gente para ver qual o melhor posicionamento, o que a gente gosta, dependendo do adversário - disse o capitão, para completar:

- Depende do treinador. Eu acho que isso é importante, é bom ter essa comunicação com o treinador, até porque é a gente que está ali dentro do campo. Nem todo treinador faz isso, a conversa e o diálogo são sempre bons.

Gabriel considera essa \'democracia\' de Renato Gaúcho uma forma justa de trabalhar.

- Ele é justo sim. Desde que eu trabalho com ele percebo essa característica. Ele realmente faz justiça, se o jogador está bem ele mantém o jogador. Nunca vi ele tirar um jogador que não estivesse bem. Ele ganha o jogador dando confiança, e com esse jeito brincalhão dele, que deixa o ambiente descontraído, e faz todo mundo entrar em campo e dar o sangue por ele e pelo time - concluiu.