Mundo

Assessores de Kadhafi já discutem possível transição na Líbia

9 JUN 2011 • POR • 18h35
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, e o chanceler da Turquia, Ahmet Davutoglu, dão um cumprimento \'high five\' nesta quinta-feira - Foto: AP
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, afirmou nesta quinta-feira (9), em Abu Dhabi, que a assessoria do ditador Muammar Kadhafi já debate uma \"possível transição\" de poder na Líbia, sob guerra civil desde meados de fevereiro.

Hillary Clinton voou na quarta-feira para o Golfo para reunir-se com representates de países que participam de operações militares na Líbia e discutir maneiras de ajudar a oposição do país.

As conversações estão sendo realizadas na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi.

O chamado \"Grupo de Contato Internacional\" já realizou um encontro no dia 5 de maio, em Roma, quando Hillary e seus parceiros concordaram em ajudar os rebeldes da Líbia, prometendo direcionar a eles os bens congelados de Kadhafi.

Uma autoridade americana, sob anonimato, disse que Hillary afirmou já considerar o CNT (Conselho Nacional de Transição), órgão político dos rebeldes líbios, o interlocutor legítimo no país.

Oficialmente, Kadhafi afirma que não tem planos de deixar o país e que pretende \"morrer lutando\" contra os rebeldes.