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Mini Cooper Coupé chega em outubro ao Brasil

8 JUN 2011 • POR • 14h10
Segundo informações, Mini Cooper Coupé já roda no Brasil - Foto: Divulgação
Durante o lançamento do Mini One na noite de terça-feira (7), em São Paulo, o presidente da marca de origem inglesa no Brasil, Martin Fritsches, confirmou para outubro a chegada do modelo Cooper Coupé, que será apresentado oficialmente em setembro durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha. As pré-vendas começam em agosto.

A versão mais em conta será a Cooper Coupé, que partirá por volta de R$ 125 mil. Já a opção mais esportiva Cooper S Coupé terá preço inicial em torno de R$ 150 mil. Fritsches, no entanto, não revelou quantas unidades do novo modelo serão comercializadas no Brasil até o fim do ano.

O Cooper Coupé é equipado com motor 1.6 aspirado que desenvolve 123 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque de 16,3 mkgf a 4.250 rpm. Em desempenho, isso significa que o ‘inglês’ vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos e atinge velocidade máxima de 204 km/h.

A configuração S, por sua vez, traz bloco 1.6 turbo que gera até 186 cv a 5.500 rpm e torque de 26,5 mkgf entre 1.700 rpm e 4.500 rpm. A velocidade final é de 230 km/h e ele leva 6,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h.

A opção mais endiabrada John Cooper Works (JCW), equipada com motor 1.6 turbocharger que entrega até 211 cv a 6.000 rpm e torque de 28,5 mkgf entre 1.700 rpm e 4.500 rpm, não será oferecida inicialmente no Brasil.

John Cooper Works

Fritsches confirmou a chegada do Mini John Cooper Works Cabrio para julho. A versão terá o mesmo motor da versão com capota fixa — o mesmo do Cooper JCW Coupé. Aqui no Brasil, o Mini Jonh Cooper Works é vendido por R$ 145.250. Portanto, a configuração com teto escamoteável deverá superar os R$ 150 mil.

Mini One

Versão de entrada da Mini no Brasil, o One tem como principal objetivo “estabelecer a marca no país”, de acordo com Martin Fritsches. Com preço sugerido de R$ 69.950, o modelo chega na segunda semana deste mês e pode ser encomendado nas concessionárias da marca. Desde o início das pré-vendas, já foram vendidas 100 unidades.

O Mini One tem motor 1.6 de 98 cv e traz de série câmbio manual de seis marchas, direção elétrica, rodas de liga leve, seis airbags, freios ABS, controle dinâmico de estabilidade, faróis anti neblina e computador de bordo. A opção automática do One deve pintar por aqui somente em 2012.

Mercado

A Mini espera fechar o ano com 2,5 mil carros vendidos no Brasil. “Até agora tivemos crescimento de 85% nas vendas em comparação ao ano passado”, revelou Fritsches. Segundo ele, o mercado brasileiro apresenta números de crescimento superiores aos registrados na China, principal mercado automobilístico do mundo. Na América Latina, as vendas no Brasil representam aproximadamente 35%. No âmbito mundial, no entanto, não chega a 1%.

Atualmente, a Mini tem 15 concessionárias espalhadas pelo Brasil. Até o fim do ano, a intenção, de acordo com o executivo, é chegar a 20 pontos de vendas. Para 2012, ainda não há uma meta fechada para novas concessionárias, no entanto, Fritsches deixou claro que a intenção é expandir para outras regiões do país, especialmente a Nordeste.

BMW

A BMW, outra marca do BMW Group, também tem planos para o Brasil. Em julho deve desembarcar por aqui o novo Série 6. Já a nova geração do BMW Série 1, que será apresentado ao mundo no Salão de Frankfurt, deve estrear no mercado brasileiro apenas em 2012. Ela chegará em duas versões, uma mais ‘básica’ e outra com forte pegada esportiva.

Sobre a possível fábrica a ser construída no Brasil, nenhuma decisão ainda foi tomada.