Política

Murilo atende Marçal e manda PAI à Caixa

6 JUN 2011 • POR • 22h18
Marçal Filho e Murilo Zauith discutem projetos que vão transformar a saúde em Dourados - Foto: Divulgação
DOURADOS – O prefeito Murilo Zauith (DEM) atendeu pedido formulado pelo deputado federal Marçal Filho (PMDB) e encaminhou à Caixa Econômica Federal o projeto técnico para construção do Pronto Atendimento Infantil (PAI) em Dourados. Como a área para receber a obra já havia sido assegurada pela vereadora Délia Razuk (PMDB) no período em que ela respondeu interinamente pelo comando do município, o prefeito Murilo só terá que esperar a aprovação do projeto pela Caixa para usar os R$ 1,5 milhão que foram garantidos por Marçal Filho junto ao Ministério da Saúde.



O deputado lembra que os recursos foram empenhado pelo Ministério da Saúde por meio da ordem número 2010NU900600, em 27 de dezembro do ano passado. “O PAI é um projeto idealizado pela vereadora Délia Razuk que, logo nos primeiros meses de mandato, me procurou para propor uma parceria, de forma que ela trabalharia para garantir o local e eu me empenharia para assegurar o dinheiro para o Pronto Atendimento Infantil, iniciativa que vai revolucionar os serviços de saúde pública às crianças de toda região”, explica Marçal Filho.

Ele ressalta que os recursos não foram frutos de emenda parlamentar, mas sim extraorçamentários. “O Ministério da Saúde tem, em seu orçamento anual, dinheiro para construção de unidades de atenção especializadas em saúde infantil, portanto, abraçamos a proposta da prefeita Délia Razuk, quando ela estava na Câmara Municipal, e começamos a correr atrás dos recursos em Brasília”, relata. “Agora, com a apresentação do projeto técnico pelo prefeito Murilo Zauith temos a convicção que Dourados ganhará, enfim, uma unidade de saúde à altura das necessidades das crianças”, argumenta.

De acordo com o deputado, a idéia é criar uma unidade de saúde com uma equipe multiprofissional composta de pediatras, psicólogos, fonoaudiólogos e outros especialistas em atendimento infantil. O diferencial será o ambiente de atendimento, que não terá o perfil de hospital e sim uma estrutura física planejada para ser um espaço condizente com essa faixa etária, com atividades lúdicas coordenadas por profissionais da área, além de salas de vídeo e cursos educativos.

Marçal Filho lembra que especialistas em saúde infantil apontam que atender crianças em um ambiente mais aprazível e exclusivamente voltado a elas, com salas de triagem e de espera específicas, produz efeitos significativos na redução do número de crianças encaminhadas para internação no serviço de pediatria, do tempo de espera e faz aumentar a satisfação dos pacientes, além de diminuir a angustia dos pais ou responsáveis.

Outra vantagem adicional é que as crianças serão atendidas por especialistas em pediatria e encaminhadas ao hospital apenas em caso de necessidade, ou seja, o Pronto Atendimento Infantil vai impedir que pacientes sejam encaminhados para internação sem necessidade, além de evitar o contato com adultos doentes, o que em muitos casos serve de agravante, podendo uma enfermidade simples se tornar uma doença mais séria.
Com o Pronto Atendimento Infantil, Dourados terá uma unidade de saúde exclusiva para o atendimento às crianças e adolescentes, de forma integral.

O PAI oferece consultas médicas especializadas, com equipe multiprofissional, odontologia, fisioterapia, saúde mental e também os serviços de enfermagem, vacinação e distribuição de medicamentos; e ainda tem um espaço para recreação com as crianças.