Mundo

Aviões da Otan atacam rádio e TV estatais na Líbia

6 JUN 2011 • POR • 20h35
Foto de Muammar Kadhafi é vista do lado de fora do Parlamamento líbio parcialmente destruído, nesta segunda - Foto: Mahmud Turkia / AFP
viões da Otan atacaram os escritórios da rádio e das emissoras estatais em Trípoli nesta segunda-feira (6), indicou à imprensa um funcionário do Ministério de Informação do regime.

Também nesta segunda-feira, um edifício oficial do Congresso Geral do Povo (Parlamento) foi destruído pela Otan, constatou um jornalista da AFP.

Esse edifício já tinha sido danificado parcialmente durante um ataque há três semanas.

No mesmo complexo, encontram-se o escritório do procurador-geral e outros dois edifícios apresentados como organizações não-governamentais que se ocupam dos menores de idade, segundo um responsável.

Os edifícios encontram-se a 2 km a leste da Praça Verde, no centro da capital líbia.

Por sua vez, a Royal Air Forte (RAF) britânica indicou em um comunicado que seus caças Tornado e Typhoon bombardearam nesta segunda-feira o quartel-general dos serviços de inteligência líbios em Trípoli, sem dar mais detalhes.

Esses edifícios foram construídos pela Itália, país do qual a Líbia foi colônia, e inscritos como patrimônio da Unesco, afirmou o vice-ministro de Relações Exteriores, Khaled Kaaim, que relacionou os danos.

Um pequeno hotel situado atrás do complexo foi levemente atingido pela explosão.

Kaaim indicou aos jornalistas que \"áreas civis\" na região de Brega (leste) também foram alvo de ataques da Otan no domingo à noite, e afirmou que não podia informar se foram aviões ou helicópteros que realizaram a operação.

Desde 31 de março, a Otan lidera as operações militares na Líbia lançadas por uma coalizão internacional, depois de um mês de revoltas reprimidas pelo regime, e efetua ataques quase diários na capital.