Política

Interior do MS é ‘plano b’ para PSDB

3 JUN 2011 • POR • 22h21
Foto: div.
DOURADOS – As prefeituras do interior de Mato Grosso do Sul são ‘plano b’ para a executiva regional do PSDB, nas eleições municipais de 2012. Até agora o partido está mobilizado a ser independente na Capital do Estado. Declarações feitas pelo deputado federal e presidente regional do partido, Reinaldo Azambuja, deixam claro que os tucanos estão convencidos a concorrer contra o atual prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB).

A confiança de Azambuja de o partido concorrer a prefeitura da Capital é tão certa que ele montou um projeto que visa discutir, com a população, nos próximos meses, políticas públicas para Campo Grande. O projeto tucano para a capital inclui também o DEM, que vive atrelado ao PMDB. As duas legendas teriam a proposta de chapa própria para afrontar o PMDB, tendo como candidato a prefeito o próprio Azambuja e a vice dele, o deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM), primo de Nelsinho Trad.

Enquanto na Capital a corrida para chapa majoritária está avançado, no interiaor ainda é incerto se o partido vai disputar as prefeituras. Em Dourados, segundo maior colégio eleitoral, o PSDB está praticamente extinto. Sem forças, o partido não tem líder para concorrer a prefeitura. “A gente tem que avaliar essa questão. Temos que reunir o diretório para definir o nosso rumo no ano que vem”, disse o presidente do PSDB em Dourados, o advogado Laudelino Balbuena.

Embora cada diretório tenha autonomia para discutir se irá ou não lançar candidato, Laudelino diz que está aguardando uma definição da executiva estadual para iniciar a corrida eleitoral de 2012.

Entre as principais cidades do interior do Estado, a única que tem um prefeito do PSDB é Ponta Porã – Flávio Kayatt. Ele está no segundo mandato.
De acordo com o deputado Reinaldo Azambuja, a executiva regional não irá ‘atropelar’ as decisões ou iniciativas dos diretórios regionais, que deverão se organizar para as eleições do ano que vem. “Cada diretório deverá buscar o seu entendimento. Se vai ou não lançar candidato ou apoiar outro partido é uma questão de cada município”, argumentou o presidente regional do PSDB. Para disputar o executivo, ele disse que o diretório tem que ter maturidade.