Tecnologia

HP retira mais de 78 mil baterias na China

3 JUN 2011 • POR • 21h40
Site da HP mostra como identificar o número de série da bateria - Foto: Reprodução/HP
A HP anunciou que irá retirar de circulação 78.740 baterias de aparelhos portáteis fabricados e vendidos na China por risco de incêndio. No entanto, a companhia descartou que o problema também possa acontecer em outros países.

O defeito apareceu em aparelhos da HP e da Compaq, cujas baterias, fabricadas pela LG, se aqueciam em excesso, chegando a provocar pequenos incêndios e, inclusive, explosões do equipamento.

Na quarta-feira (1), a HP convocou um recall das baterias de alguns modelos de notebooks no Brasil. De acordo com a empresa, as baterias envolvidas foram comercializadas entre agosto de 2007 e julho de 2008. Em um comunicado, a HP afirmou que o proprietário do computador deve remover a bateria imediatamente e entrar em contato com a empresa.

A companhia assegurou que o problema \"é isolado\", e que fará \"uma revisão completa dos componentes para garantir a qualidade do produto e a segurança dos usuários\". Além disso, a HP comunicou em nota oficial que as baterias defeituosas serão substituídas de forma gratuita, e que o problema \"não danificará o bom nome que a companhia possui em nível mundial\".

Este não foi o primeiro problema causado pelo uso de baterias defeituosas que a HP teve na China. Em 2010, a empresa teve que retirar mais de 19 mil baterias pela mesma razão, que se somaram as 15 mil de 2009.