Mundo

Cólera mata pelo menos 10 no Haiti

1 JUN 2011 • POR • 18h35
Crianças brincam em campo de refugiados pelo terremoto em Porto Príncipe, capital do Haiti, nesta terça-feira - Foto: AP
Pelo menos 10 pessoas morreram no Haiti nos últimos dias em um novo surto de cólera registrado em cidades próximas à capital, Porto Príncipe, informaram nesta quarta-feira (1º) as autoridades de saúde.

\"Vimos dez mortos e mil pessoas foram hospitalizadas em Carrefour, ao sul de Porto Príncipe\", disse Gabriel Timothée, diretor geral do Ministério da Saúde.

As autoridades locais indicaram à imprensa haitiana um registro superior a 50 mortos, mas este número não foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

\"Há um ressurgimento do cólera causado pelas correntes de água da estação chuvosa, mas também pela redução da vigilância das normas de higiene. Tomaremos as medidas necessárias para controlar a situação\", assegurou Timothée.

A epidemia de cólera deixou 5.332 mortos no Haiti, e 310 mil pessoas foram diagnosticadas desde seu início, no final de 2010. Em seu auge, foram registradas dezenas de mortes por dia.

A epidemia ocorreu em meio a precárias condições sanitárias deixadas pelo terremoto que devastou o país em janeiro de 2010.