Bebês e Crianças

Leonard Cohen vence Príncipe das Astúrias

1 JUN 2011 • POR • 18h20
O cantor canadense Leonard Cohen - Foto: Divulgação
O poeta e cantor canadense Leonard Cohen venceu nesta quarta-feira (1º) o Prêmio Príncipe de Astúrias das Letras de 2011. A decisão foi anunciada por júri reunido em Oviedo, norte da Espanha.

Nascido em Montreal, em 1934, Cohen também foi candidato ao Príncipe de Astúrias das Artes por seu trabalho na música. Entre seus trabalhos estão \"Flores para Hitler\" e \"Comparemos mitologias\". Além disso, é autor de obras em prosa, como o romance \"O jogo favorito\".

Das 32 candidaturas apresentadas nesta edição, também apareciam como finalistas a canadense Alice Munro e o romancista inglês Ian McEwan.

\"A passagem do tempo, as relações amorosas, a tradição mística de Oriente e Ocidente e a vida contada como se fosse uma balada interminável estão presentes em sua obra, identificada com alguns momentos de mudança decisiva no final do século 20 e do início do século 21\", disse o júri.

No ano passado, o ganhador do prêmio foi o escritor libanês Amin Maalouf. Este é o quinto dos oito prêmios Príncipe de Astúrias deste ano, de 50 mil euros cada um (US$ 72 mil).

O prêmio reconhece às pessoas cujo trabalho criativo ou de investigação represente uma contribuição relevante à cultura universal nos campos da literatura e da linguística.