Cidades

Cem dias: Projeto vai ordenar crescimento do perímetro urbano de Dourados

30 MAI 2011 • POR • 22h06
foto: div.
DOURADOS - Uma das grandes preocupações do prefeito Murilo Zauith é ampliar as opções de investimentos em Dourados. Uma das ações é a ampliação ordenada do perímetro urbano, para facilitar a instalação de novas empresas. “O investidor terá mais interesse em montar o seu empreendimento no município e a prefeitura terá condições de organizar essa ocupação”, explicou o secretário municipal de Planejamento, Antônio Nogueira.


O secretário lembra que atualmente uma das primeiras perguntas do investidor é se o terreno onde ele tem intenção de construir encontra-se no perímetro urbano.


A valorização do imóvel ou maior facilidade em obter empréstimos bancários são algumas das vantagens do empresário que tem o seu negócio no perímetro urbano.


A Secretaria de Planejamento e a Procuradoria Geral do Município estão elaborando um projeto de lei, que será enviado para a Câmara de Vereadores nos próximos dias, prevendo a ampliação do perímetro urbano.


Atualmente essa área é de 82 quilômetros quadrados. Pelo projeto que está sendo elaborado, passará para 260 km2. A ideia é triplicar a área, abrindo grandes possibilidades de investimentos no setor imobiliário. A meta do prefeito é que o projeto atenda as necessidades de Dourados para os próximos dez anos.


A ampliação do perímetro, segundo Nogueira, também vai acabar com as pequenas alterações que eram feitas até agora para atender interesses particulares de um ou outro.


#####DISCUSSÃO

Antes de o projeto ser levado à votação, o prefeito Murilo Zauith decidiu submeter a proposta a uma ampla discussão com a sociedade interessada no assunto, como empresários, investidores e setor imobiliário.


A reunião ainda não foi marcada, mas deve acontecer em breve, segundo Nogueira. “O objetivo é apresentar o projeto e saber o que a sociedade acha destas novas alterações que vão preparar o município para o crescimento”, acrescentou.


#####LEI DE USO DO SOLO

Outro projeto que está sendo preparado para ser enviado para a Câmara Municipal é a Lei de Uso do Solo. De acordo com Antônio Nogueira, a atual lei tem 30 anos.


Apesar de a legislação ter sofrido algumas alterações ao longo dos anos, ele considera necessário readequar as regras para atender a atual realidade de Dourados. Para essa readequação da Lei, o prefeito Murilo Zauith também quer fazer uma discussão com o setor da sociedade interessado no assunto.