Esporte

Operário não pode ser suspenso pela Federação

27 MAI 2011 • POR • 22h28
CAMPO GRANDE - O Operário Futebol Clube não pode ser suspenso do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol pelas denúncias feitas ao Ministério Público Estadual (MPE), conforme publicado no Capital News e repercutido no Estado. Segundo a assessoria de imprensa do MPE, o promotor Luiz Eduardo Lemos vai receber e analisar toda a documentação entregue pelo clube, uma vez que, a função do MPE é fiscalizar a Lei.

O promotor, por meio da assessoria de imprensa, informou ainda que recebeu esta documentação e os procedimentos agora são de análise, para verificar todas as situações, pois a documentação entregue pelo Operário pode não ter vindo com todas as informações suficientes.

Caso precise, o Ministério Público pode pedir um retorno da Federação. Isso, levando em consideração que a denúncia é algo importante e que precisa ser melhor explicado. Segundo o MPE, a fase é de análise e não tem como saber o procedimento a ser tomado ou prazo para ser resolvido.

“Não é uma ação. A primeira situação é de denúncia e depois de toda a análise pode entrar com um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), podendo resolver a questão dentro da esfera administrativa, com várias tentativas antes que se proceda uma situação de ação. Se for caso particular já não é Ministério Público. Se for, será o Ministério quem entrará com a ação. A análise maior e não dependente só deste processo”, explicou a assessoria do Ministério Público Estadual (MPE).

O presidente da Federação Francisco Cezário, confirmou que a Federação não pode tomar nenhuma medida judicial enquanto não for notificada, mas confirmou que pode vir a punir o clube se for notificado.

“O Operário desconhece qualquer fato da Federação em termos de notificação” declarou o presidente Toni Vieira ressaltando que vai entrar com ação de perdas e danos contra o presidente da Federação por dizer que o Operário será suspenso. “Fizemos procedimento correto dentro da Lei. Promotoria é uma coisa. Justiça comum é lá no Fórum com o Juiz”, concluiu.

Federação com novo presidente – E toda essa polêmica envolvendo a Federação e o Operário de Campo Grande ganhou repercussão de grande monta e que pode dar um novo rumo ao futebol profissional do Estado em breve.

Fontes ligadas á CBF, á Federação e lideranças politicas e que pediram anonimato, disseram ao O PROGRESSO essa semana que os dias de presidente de Francisco Cezário estão contados. E essas mesmas pessoas disseram que o Operário de Campo Grande não será punido e muito menos rebaixado.

De acordo com as fontes, um prefeito da Região do extremo Sul que está envolvido com o futebol e mantém grandes incentivos ao esporte, é o nome mais cotado para assumir a presidência da Federação. Inclusive, houve uma reunião com ele recentemente em Brasilia/DF para tratar do assunto.

Aliado a esse nome, fortes lideranças politicas do Estado estão
interessados na queda de Francisco Cezário que está com a imagem desgastada perante os clubes.