Cidades

Cem dias: Dourados facilita incentivo ao desenvolvimento

26 MAI 2011 • POR • 22h32
foto; div.
DOURADOS - Uma das principais ações na área de desenvolvimento econômico adotadas na administração do prefeito Murilo Zauith é o projeto de desburocratização do PID (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Sócio-Econômico de Dourados), criado pela Lei Municipal 2.478, de 26 de fevereiro de 2002.

As mudanças para facilitar a concessão de incentivos já estão em estudo pela Procuradoria Geral do Município e em breve serão encaminhadas para a Câmara Municipal, para apreciação dos vereadores.

“O desenvolvimento econômico é prioridade. Estamos trabalhando para gerar emprego e renda através de indústrias, comércio, agropecuária, prestação de serviços e atividades turísticas. Nossa equipe está sintonizada com todos esses setores e os resultados começam a aparecer”, afirma o prefeito, que em 2 de junho completa cem dias no cargo.

Segundo a secretária municipal de Agricultura, Indústria e Comércio Neire Colmam, basicamente os incentivos vão continuar os mesmos, o que vai mudar é a forma de encaminhamento para torná-los mais ágeis e dessa forma beneficiar um número maior de empreendedores interessados nos benefícios.

Entre os incentivos previstos no PID está a doação de terreno para implantação de empreendimento novo ou de relocalização de micros e pequenas empresas não poluentes ou empresa de grande porte que atue na atividade industrial. O programa também concede redução ou isenção de taxas do ISS e do IPTU sobre a construção.

De 23 de fevereiro até agora, a Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio realizou 152 atendimentos na área industrial e concedeu incentivos a sete empresas.

#####EXPOEM
Na mesma linha de apoio à indústria, um dos pontos altos nesta administração foi a parceria na realização da 4ª Expoem (Exposição de Empreendedorismo e Moda de MS), promovida neste mês pelo Sinvesul (Sindicato das Empresas do Vestuário, Industrial, Fiação e Tecelagem da Região Sul do Mato Grosso Sul).

Durante o evento, 14 empresas foram atendidas com o apoio. Também foram realizados 150 atendimentos em capacitação profissional. Pelo menos 8.600 pessoas passaram pela feira.