Cidades

Cem dias: Dourados prioriza educação e valoriza professores

25 MAI 2011 • POR • 22h18
Prefeito Murilo Zauith participa de assembleia dos professores no Simted Foto: Assecom
DOURADOS - Prioridade da atual administração, a educação de Dourados tem recebido atenção especial do prefeito Murilo Zauith. Recursos próprios economizados com a contenção de gastos determinada logo no primeiro dia de governo estão sendo investidos na melhoria dos estabelecimentos de ensino, na merenda escolar, na contratação de mais professores e na ampliação de vagas para a educação infantil.

Dourados tem 71 estabelecimentos municipais de ensino, sendo 44 escolas – oito delas nos distritos e sete na reserva indígena – e 27 Centros de Educação Infantil. São 27 mil alunos na Rede Municipal de Ensino e 1.465 educadores – 1.112 concursados e 353 convocados.

“Para ter educação de qualidade, precisamos de professores bem preparados e bem pagos. Além da reposição da inflação de 6,2% dada a todo o funcionalismo, estamos negociando outras melhorias para o salário do professor que está na escola. Também equiparamos o salário de 700 administrativos da educação aos vencimentos de outros servidores da prefeitura”, afirmou o prefeito.

Pela primeira vez na história de Dourados um prefeito foi ao sindicato da categoria para acompanhar a assembleia dos professores, fato ocorrido no dia 11 de maio, quando Murilo conversou diretamente com os educadores que trabalham nas escolas e Ceims. “Mostramos aos professores o nosso compromisso de lutar por uma educação de qualidade”.

O prefeito disse que é meta desta administração igualar o salário dos professores municipais ao salário da rede estadual de ensino, “mas vamos fazer isso dentro das condições financeiras da prefeitura, sem comprometer o pagamento do funcionalismo e os serviços essenciais”.

A atual administração fez a lotação de 341 professores efetivos com complementação de carga horária e 368 professores convocados em vagas temporárias. Também convocou merendeiras e auxiliares de merendeira aprovados em concurso público e ampliou o número de vigias para as escolas.

#####Obras
Para garantir mais vaga à educação infantil, a prefeitura está finalizando a construção do Ceim do Parque Alvorada e dá prosseguimento á obra do Ceim do Jardim Guaicurus.

Também foram retomadas as obras de reforma e ampliação das escolas Padre Anchieta (Vila Formosa), Franklin Azambuja (4º Plano), Bernardina Correa de Almeida (Vila Almeida), Iria Lucia Konzen (Parque do Lago), Manoel Santiago de Oliveira (Vila Índio), Clori Benedetti (Jóquei Clube), Sócrates Câmara (Jardim Canaã I), Ruy Gomes (Vila São Pedro) e Geraldino Neves (Picadinha).