Cidades

Desafio mobiliza milhares em Dourados

25 MAI 2011 • POR • 22h14
Nas várias atividades realizadas ontem, o Cabo de Guerra, foi um dos mais concorrios na Praça Antônio João - Foto: Marcelo Humberto/PROGRESSO
DOURADOS – O Dia do Desafio mobilizou milhares de pessoas ontem durante todo o dia em Dourados. Pelo balanço parcial divulgado pelo Sesc no final da tarde, 42.526 pessoas de diversas instituições haviam participado.

Segundo a coordenação do evento, até aquele horário, muitas instituições ainda não haviam informado o Sesc sobre a participação, ou seja, enviado o quantitativo e as fotos. Pelo número de inscritos, grande parte ainda não haviam informado a organização.

Algumas competições estavam prevista para acontecer no final da tarde ou a noite. A competição estava prevista para terminar às 21h. O Sesc acredita que poderá concluir ainda esta semana o levantamento do quantitativo de participações.

Este é o quarto ano consecutivo que Dourados participa do Dia do Desafio. Nos anos anteriores, o evento conseguiu mobilizar algo em torno de 80 mil pessoas. Este ano a meta é conseguir superar esse número.

Dourados foi sorteado para disputar com a cidade Dolores Hidalgo, na província de Guanajuato (México). O projeto é coordenado pelo Sesc em toda a América e promovido pela The Association For International Sport for All (Tafisa), entidade de promoção do esporte para todos.

O objetivo é estimular a prática regular de atividade física, reduzindo o sedentarismo na população. Algumas instituições se mexeram cedo, como o caso do Centro Administrativo Municipal (CAM), que por volta das 7h já mobilizava os servidores para uma aula de alongamento no pátio, coordenada por professores de Educação Física.


Na Praça Antônio João aconteceram atividades durante todo o dia. Por volta das 8h30, o prefeito Murilo Zauith fez a abertura oficial da competição.
O prefeito destacou a importância da preocupação com a qualidade de vida das pessoas. Ele lembrou que são pequenos exercícios físicos que podem fazer a diferença na busca de uma vida saudável.

Murilo afirmou que a prefeitura está de portas abertas para abraçar iniciativas como essa, pois o objetivo é incentivar práticas que possam melhor qualidade de vida e prevenir uma série de problemas que futuramente deverão chegar às unidades básicas de saúde.

Várias atividades também foram programadas pela Fundação de Cultura e de Esportes de Dourados (Funced), Saúde, Educação, Assistência Social e Serviços Urbanos.