Cidades

Dourados prepara implantação da Agência de Trânsito

23 MAI 2011 • POR • 22h23
Melhorias no trânsito incluem sinalização, discussão sobre carretas e criação de Agência de Trânsito Crédito: Assecom
DOURADOS - A Prefeitura de Dourados está elaborando o projeto para implantação da Agência Municipal de Trânsito, órgão que será responsável por gerenciar todo o sistema de transporte e trânsito da cidade. A PGM (Procuradoria Geral do Município) está elaborando o projeto de criação da agência, que será encaminhado em breve à Câmara de Vereadores.


A decisão de criar a Agência de Trânsito faz parte do conjunto de melhorias no sistema de transporte e trânsito adotado pela atual administração, que completa cem dias em 2 de junho.


“Com a Agência de Trânsito, vamos colocar gente especializada para cuidar desse setor. Todas as medidas relacionadas ao trânsito passarão a ser gerenciadas pela Agência, que terá a missão de aumentar a segurança em nossas ruas”, afirmou o prefeito Murilo Zauith.


O secretário Municipal de Serviços Urbanos, Luís Roberto Martins de Araújo, explicou nesta segunda-feira que uma das questões a serem analisadas antes da implantação da agência é a formação da equipe que vai administrar o órgão.


“A Agência vai gerir os recursos e ser responsável por cuidar do trânsito, da fiscalização e sinalização e ainda do transporte, incluindo aeroviário e o ferroviário quando o município receber a linha férrea. Portanto, os servidores serão destinados especificamente para este serviço”, afirmou.


Também ficará a cargo da Agência de Trânsito o sistema de lombadas eletrônicas e o estacionamento rotativo, controlado pelos parquímetros. Em abril, a Semsur (Secretaria Municipal Serviços Urbanos) comunicou ao Detran sobre a decisão do prefeito Murilo Zauith de encerrar o convênio das lombadas eletrônicas. O contrato dos parquímetros também não será renovado após o vencimento.


#####Outras ações

Melhorar o trânsito e garantir mais segurança aos moradores são prioridade, conforme o prefeito. Desde 23 de fevereiro, quando começou a atual administração, 250 placas de sinalização foram instaladas e centenas de metros de faixas de pedestre foram pintadas em diversos cruzamentos da cidade. Todo o serviço está sendo executado com recursos próprios.


Também foi feita a sinalização do túnel que liga o Parque das Nações I ao Parque II e do acesso ao Jardim Guaicurus, além de outros locais de grande fluxo de veículos.


#####Carretas

Murilo Zauith já solicitou à Câmara de Vereadores a realização de uma audiência pública para debater com a sociedade o fluxo de carretas e outros veículos pesados que passam pelo perímetro urbano de Dourados.


Conforme o prefeito, o trecho oeste do Anel Rodoviário, entre o trevo de acesso a Laguna Carapã, na BR-463, e a MS-156, que liga Dourados a Itaporã, deve ser concluído em dois meses. “Sugerimos à Câmara uma audiência pública para discutir esse grave problema. Se for decisão da sociedade douradense, vamos impedir a passagem de carretas pela cidade já a partir de setembro”, afirmou o prefeito.