Policia

Operação destrói 114 toneladas de droga

23 MAI 2011 • POR • 19h09
Policiais paraguaios durante a operação; nos detalhes maconha e a incineração - Foto: Senad
PONTA PORÃ - Mais uma mega operação de combate ao narcotráfico consegue destruir uma grande quantidade de maconha na região de fronteira entre Brasil e Paraguai. Desta vez, a ação desenvolvida pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) está sendo realizada na localidade paraguaia de Ypehú, no departamento de Canindeyú, região que fica a poucos quilômetros da cidade brasileira de Paranhos, ao Sul de Mato Grosso do Sul.

Em cinco dias de trabalho os agentes da Senad em parceria com a Polícia Federal, do Brasil, conseguiram destruir 38 hectares de plantações de maconha que poderiam render, se fossem colhidos pelos traficantes, 114 toneladas da droga. Também foram encontrados 26.970 quilos de maconha picada pronta para ser prensada, 17 acampamentos, 10 prensas, 845 quilos de sementes do entorpecente. Desta vez também foram apreendidas duas motocicletas que os cultivadores usavam para translado. Um helicóptero da Força Aérea Paraguaia participa da operação.

A incineração de toda droga encontrada foi feita no mesmo local com a presença do promotor do Ministério Público do Paraguai Miguel Rojas. Os trabalhos devem continuar nos próximos dias com o objetivo de destruir a maior quantidade possível de maconha.