Cidades

Expoagro promove 500 ações em saúde

21 MAI 2011 • POR • 05h53
DOURADOS – Os projetos “Útero é vida” e “Pingo D´agua” atenderam juntos mais de 500 pessoas em dois dias de Exposi-ção Agropecuária e Industrial de De Dourados. Os projetos são fruto de uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sindicato Rural de Dourados com apoio do vereador Gino Ferreira (DEM) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

O Pingo D´agua atendeu 385 pessoas com serviços odontológicos, enquanto o “Útero é Vida” levou atenção básica à 120 mulheres com exames preventivos de câncer de colo do útero. Foram disponibilizados um dentista, quatro agentes de saúde e oito enfermeiras, além do espaço destinado aos consultórios.

No último dia, o programa atendeu no Pronto Atendimento Médico (PAM) de Dourados em parceria com a prefeitura, como meio de aproximar os serviços públicos da população e desafogar a saúde no município. A esposa do presidente do Sindicato Rural de Dourados, Adriana Godoy Zeuli. acompanhou o atendimento no PAM, bem como a assessoria do vereador Gino Ferreira.

O atendimento faz parte da programação da 47ª Expoagro que vai até domingo, dia 22 em Dourados. Os exames não tiveram custo algum, foram todos gratuitos. A coordenadora geral dos programas “Útero é Vida” e “Pingo D´agua”, Elisangela Roberto, explica que foi uma oportunidade que o Senar disponibilizar atendimento de qualidade para a população rural e urbana de Dourados.

Ela lembra sobre a importância que o exame do colo do útero tem para as mulheres, já que a incidência de tumores na região é algo que vem crescendo consideravelmente à cada ano. “Todas as pessoas devem cuidar da saúde, e a prevenção é o melhor remédio. No caso das mulheres, dados do instituto do câncer mostram que os casos da doença no colo do útero, tem aumentado consideravelmente, por isso a importância do exame rotineiramente”, disse.


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) atua em todo o Estado por meio da unidade móvel do “Útero é Vida”, o Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero da Mulher Rural desenvolvido pelo sistema CNA/Senar. A unidade móvel tem capacidade para realizar até 90 procedimentos por dia, fazendo gratuitamente exames papanicolau, fazendo prevenção e levando informações sobre o câncer do colo de útero.