Mundo

Obama admite que EUA e Israel têm 'diferenças'

20 MAI 2011 • POR • 23h15
O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente dos EUA, Barack Obama, durante encontro nesta sexta-feira - Foto: AP
O presidente americano, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (20) que EUA e Israel têm \"diferenças\" em relação ao processo de paz no Oriente Médio.

A declaração foi feita após encontro com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu.

Na véspera, Obama, em discurso sobre o mundo árabe, defendeu que o futuro Estado Palestino seja criado tomando por base as fronteiras anteriores a 1967, o que provocou críticas do israelense.

Obama reafirmou a declaração, e Netanyahu voltou a rejeitá-la.

Segundo Obama, o momento é de \"oportunidades\" mas também de \"perigos\" na região.

O isralense afirmou que ele e o americano ainda podem \"trabalhar junto\" para a paz, e o americano disse que os dois países têm \"laços extraordinários\".

Já Netanyahu voltou a dizer que o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, tem de escolher entre o Hamas e a paz com Israel, em uma referência ao recente acordo fixado entre as facções palestinas e bastante criticado por Israel.

Síria
Sobre a Síria, o presidente americano disse que Estados Unidos e Israel compartilham um sentimento de \"profunda preocupação\" diante da atual crise política, com forças do governo reprimindo violentamente protestos contra o regime.