Policia

Arrastão flagra 150 menores com bebida alcoólica em show

19 MAI 2011 • POR • 22h11

DOURADOS – Um arrastão promovido pela Promotoria da Infância de Dourados, flagrou pelo menos 150 adolescentes com bebidas alcoólicas na última quarta-feira no Parque João Humberto de Carvalho, onde acontece a 47ª Expoagro. Os pais dos adolescentes flagrados foram acionados. Eles tiveram que levar os filhos para casa. De acordo com a promotora de Justiça, Fabrícia Barbosa de Lima, os pais foram advertidos verbalmente, mas no caso de reicidência poderão ser denunciados e responder a processo de multa e destituição do poder sobre o filho. Três fornecedores de bebidas foram presos. Dois estavam vendendo e num terceiro flagrante, a própria prima dos menores comprava bebida para dar a eles.

A operação contou com o apoio do Conselho Tutelar, Polícia Militar, Vara da infância e Guarda Municipal. De acordo com a promotora, durante os trabalhos, ao menos 100 litros de bebidas foram retirados das mãos dos adolescentes. “Tudo foi destruído ali mesmo”, lembra a promotora.
Fato que chamou a atenção da promotora foi um adolescente de 14 anos que foi encontrado em situação de coma alcóolica. “Ele não conseguia nem ao menos dizer informações sobre seus pais ou até mesmo onde morava. O Conselho Tutelar conseguiu acionar a mãe da criança, que se disse surpresa com o estado alcoólico do filho. Por pouco ele não foi encaminhado as pressas ao hospital sem que nem ao menos a mãe soubesse da situação calamitosa que se encontrava o filho dela”, disse.

Fabrícia diz que os adolescentes estavam em situação de risco, uma vez que antes da chegada de sua equipe, nenhuma revista pessoal estava sendo realizada no parque. “Qualquer um poderia entrar com bebidas ou até mesmo algum tipo de arma”, lembra, observando que as vistorias causaram um princípio de congestionamento, mas a segurança estava sendo realizada.
De acordo com a promotora, outra constatação é a de que vários menores de 16 anos, estavam desacompa-nhados dos pais ou responsáveis, o que vai na contramão do que prevê a Legialação. Estes também tiveram os pais contactados a levá-los para casa.

Fabrícia diz que as operações continuam e aconselha os pais a acompanhar os filhos, ter mais diálogo com eles, saber sobre suas amizades e estarem sempre presentes. “ O que percebemos é que os pais perdem a autoridades sobres os filhos, o que é um caminho sem volta. O contato com o alcool é a porta de entrada de outras drogas e além disso, vemos que a maioria dos alcoólatras começaram a beber desde cedo”, alerta.

Segundo Fabrícia, além da repressão ao uso da bebida, orientações a estes adolescentes e a vendedores foram feitas durante os trabalhos. De acordo com a coordenadora do Conselho Tutelar de Dourados, Maria de Fátima Medeiros, foram feitas três equipes de fiscalização. A maioria das bebidas encontradas eram uma espécie de “batidinha” e wisk.

A conselheira Vera Lúcia Ribeiro, dia que ficou surpresa com o grande número de adolescentes que estavam bebendo. Ela disse que a maioria comprava a bebida do lado de fora e entrava com ela, antes do início das revistas. Ela diz que o Conselho, com o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal, vai continuar as operações na Expoagro.