Economia

Empregos crescem 67% em 5 anos em MS

7 DEZ 2010 • POR • 00h09
De janeiro a outubro, a indústria gerou 10.373 novos postos formais de trabalho Foto: Divulgação
CAMPO GRANDE - Nos últimos cinco anos, o setor industrial de Mato Grosso do Sul, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, registra crescimento de 67% no número de estoque de empregos formais, saltando de 68.269 trabalhadores no ano base de 2005 para 113.675 até outubro deste ano distribuídos por 9.490 empresas, conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Na mesma comparação, o setor de serviços apresentou um índice de aumento de 40%, enquanto o comércio teve ele-vação de 28%, a agropecuária de 18% e a administração pública de 13%.

Constata-se, deste modo, que no período com-preendido entre 2005 e 2010, até o mês de outubro, o ritmo de expansão do emprego formal na indústria em Mato Grosso do Sul foi 27% maior que o apresentado pelo conjunto da economia estadual.

Em relação aos segmentos de serviços, comércio, agropecuária e administração pública, o ritmo de expansão da in-dústria foi maior em 19%, 30%, 41% e 48%, respectivamente. Apesar de no mês de outubro o estoque de empregos for-mais no segmento industrial sul-mato-grossense ter permanecido estável, a indústria mantém sua elevada participação sobre o saldo total de vagas abertas no ano em Mato Grosso do Sul.

Para se ter ideia, de janeiro a outubro, o segmento industrial sul-mato-grossense gerou 10.373 novos postos formais de trabalho, o que corresponde a 38% do total de novos empregos criados no Estado, enquanto o setor de serviços aparece logo em seguida com 8.856 vagas ou 33%.

Graças à indústria, Mato Grosso do Sul tem atualmente 550,6 mil postos for-mais de trabalho, indicando uma elevação equivalente a 7% sobre o estoque total verificado ao fim de 2009.

######Nota

O Índice de Evolução do Emprego Formal, criado pelo Radar Industrial da Fiems, visa mostrar a evolução ocorrida no estoque de empregos formais em Mato Grosso do Sul a partir do estoque verificado no fim de 2005, ano escolhido como base e que servirá de referência para os demais períodos.

Ao ano base é atribuído um valor igual a 100, assim, a partir dele as variações são apresentadas em pontos, indicando a evolução ocorrida. Por exemplo, em um dado momento o índi-ce apurado é igual a 110, ou seja, em relação ao período tomado como base, no nosso caso 2005, houve uma elevação equivalente a 10%.