Política

Câmara homenageia colônia paraguaia

12 MAI 2011 • POR • 22h16
Dança e música serão apresentadas durante a solenidade na Câmara Municipal - Foto: Arquivo
DOURADOS - A Câmara de Vereadores de Dourados realiza sessão solene nesta sexta-feira (13), em comemoração ao “Dia do Povo Paraguaio no MS”, ao “Bicentenário da Nação Paraguaia” e aos “20 anos da Colônia Paraguaia em Dourados”. A proposição é do vereador Elias Ishy (PT). A solenidade será às 19h30, no plenário ‘Weimar Torres’.

Com a homenagem, que já se repete há quase uma década, a Câmara de Dourados reconhece a importância da contribuição da colônia Paraguaia no desenvolvimento sócio-econômico do município e do Estado.
O Dia do Povo Paraguaio em Mato Grosso do Sul foi instituído em 2001 e é comemorado em 14 de maio, que é o Dia da Independência do Paraguai do domínio espanhol, ocorrida há 200 anos.

Por ser Estado vizinho – faz fronteira com 11 municípios paraguaios – Mato Grosso do Sul abriga hoje a maior colônia paraguaia do país. Estima-se que 300 mil paraguaios e descendentes habitam o Estado, sendo pelo menos 15 mil famílias em Dourados.

Como em anos anteriores, várias autoridades do país vizinho serão homenageadas pelo legislativo municipal. Membros da colônia paraguaia que residem em Dourados também receberão homenagem.

As autoridades paraguaias homenageadas são a consulesa em Ponta Porã, Nancy Marina Cañete de Quevedo; o cônsul em Campo Grande, Aguistin Antonio Casal Lopes; o prefeito da cidade de Concepción, Alejando Urbieta Cáceres; o presidente da Câmara de Concepción, Hugo Vargas Medina e o vereador em Concepción, Dionisio Ramón Vásques.

Pela colônia paraguaia radicada em Dourados, 17 pessoas receberão homenagens: Apoliana Lescano Vilhalba, Arnaldo Freitas, Aurina Vider de Araujo, Bonifácia Melgarejo Ximenes, Cândida Gimenes, Cecilia Ferreira Espíndola, Froilan Morel Morilla, Gregória Livrada Benites Villamayor, João Batista Ledesma, João Maria de Souza, Mary Nunes, Mauro Fulgêncio Alegre, Meliana Alvarez Rojas, Onorio Ovando, Pascual Eduardo Perez, Pedro Lopes e Walmor Romeiro Saldanha.