Cidades

PROERD forma nova turma em Maracaju

6 DEZ 2010 • POR • 14h02
Nona turma do PROERD é Formada em Maracaju Foto: Reginaldo Ferreira
MARACAJU - Alunos matriculados no 5º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino de Maracaju, foram di-plomados na formatura da nona turma que concluiu o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A solenidade aconteceu na quadra da Escola Municipal João Pedro Fernandes. O evento é uma realização do Conselho Municipal Antidrogas, em parceria com Prefeitura de Maracaju, através das secretarias de Educação, Assistên-cia Social, Polícia Militar do Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Presidente do Conselho Municipal Antidrogas Adalgisa Maria Batista Moraes Cruz, o PROERD é um programa antidrogas que tem como origem em Programa criado pela Polícia de Los Angeles, E.U.A; com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policiais, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistence Education) onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar, na questão do uso indevido de drogas e da violência pelas crianças do ensino fundamental, tendo sido adaptado para a nossa realidade.

A Secretária de Educação Carolina Ferreira, representando o prefeito Celso Vargas, mencionou que o programa é mi-nistrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem o curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalharem com crianças da pré-escola e anos iniciais (do 1° ao 4º ano); com crianças do 5º ano do ensino fundamental e PROERD para pais.

O PROERD foi implantado em nosso Estado em junho de 1997, inicialmente em Campo Grande, depois alcançando outros municípios do Estado e atualmente está sendo aplicado em aproximadamente 60’ municípios.

No 1º semestre de 2010, o PROERD foi aplicado em 100 escolas municipais, 70 estaduais e 11 particulares no Estado e já atendeu, desde sua implantação, aproximadamente 140.000 (cento e vinte e quatro mil) alunos em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

Em Maracaju o PROERD foi implantado em 2005 e já atendeu cerca de 3.670 alunos. Atualmente o programa é mi-nistrado pelo soldado militar Marcelo Alves. No primeiro semestre deste ano o programa atendeu 05 escolas da zona urbana e 01 na rural (Usina Maracaju), neste segundo semestre são mais 05 escola no setor urbano e 01 na zona rural (Distrito de Vista Alegre).

Participaram da solenidade o Secretário de Saúde Eldo Miguel Vieira, Capitão da PM Adilson Alves de Macedo, sub-comandante da Polícia Militar de Maracaju, soldado Marcelo Alves instrutor do PROERD, Pastores da Igreja Assembléia de Deus Nova Aliança José Ricardo Ifran e Sandra