Mundo

EUA incluem líder de grupo aliado da al-Qaeda em lista de terroristas

11 MAI 2011 • POR • 19h35
Os Estados Unidos incluíram nesta quarta-feira (11) o líder da rede Haqqani (aliada da Al-Qaeda) em uma lista de pessoas acusadas de participar ou apoiar organizações terroristas.

O comandante Badruddin Haqqani é filho do fundador da rede, Jalaluddin Haqqani, e irmão de Nasiruddin e Sirajuddin Haqqani, que são \"especialmente considerados terroristas globais\", segundo uma ordem executiva, e sujeitos a sanções dos Estados Unidos e das Nações Unidas.

A rede foi acusada de alguns dos ataques mais mortíferos contra os EUA no Afeganistão, incluindo o atentado suicida contra sua base em Khost em 2009, que matou sete agentes da CIA.

\"Como resultado da inclusão, todos os bens sujeitos à jurisdição dos EUA nos quais Badruddin Haqqani tenha interesses estão congelados e todos os americanos estão proibidos de participar de qualquer transação com ele\", informou o departamento de Estado em um comunicado.

\"Isto ajudará a frear o fluxo de ajuda financeira e de outro tipo a este perigoso indivíduo\", acrescentou.

Washington acusou a rede Haqqani de vários sequestros, incluindo o do jornalista do New York Times David Rhode em novembro de 2008. O jornalista escapou em junho de 2009.