Mundo

Otan diz não saber se Kadhafi está vivo e reitera que ditador não é alvo

10 MAI 2011 • POR • 18h35
Foto tirada em tour feito pelas autoridades líbias mostra danos a prédio governamental em Trípoli na madrugada desta terça-feira - Foto: AP
A Otan indicou nesta terça-feira (10) que não sabe se o Muammar Kadhafi continua vivo, mas voltou a negar que o ditador esteja entre os alvos de seus ataques aéreos em Trípoli, que têm como objetivo proteger os civis.

\"Todos os alvos da Otan são alvos militares, o que significa que todos os alvos que estamos atacando, como na noite anterior (de segunda-feira) em Trípoli, são centros de comando e bunkers\" utilizados pelo regime líbio, explicou em Bruxelas o general brigadeiro Claudio Gabellini.

A Aliança Atlântica \"não mira em indivíduos\", assegurou o oficial, que falou à imprensa por teleconferência desde o quartel-general de Nápoles (Itália), de onde a Otan coordena a operação \"Protetor Unificado\".

Interrogado sobre se Kadhafi continua vivo, o general respondeu: \"Não temos nenhuma prova. Não sabemos o que ele está fazendo agora\".

\"Na realidade, não estamos interessados no que ele está fazendo. Nosso mandato é proteger os civis dos ataques\", insistiu.

Uma série de violentos bombardeios aéreos abalaram Trípoli na madrugada de segunda para terça-feira como parte da campanha cuja coordenação a Otan assumiu no dia 31 de março.