Variedades

Audi lança o compacto A1 no Brasil

9 MAI 2011 • POR • 20h10
Audi A1 foi apresentado no Salão de São Paulo em outubro passado - Foto: Raul Zito/G1
A Audi lançou oficialmente nesta segunda-feira (9) o compacto A1, que deverá concorrer com o Mini Cooper. A versão enviada ao mercado brasileiro, que já estava em pré-venda desde novembro passado, é equipada com motor 1.4 TFSI, de 122 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, e câmbio S-tronic de sete marchas. Segundo a montadora, é o primeiro carro importado abaixo da faixa de R$ 100 mil, com preço sugerido é de R$ 89,9 mil. As primeiras 600 unidades são destinadas a quem já havia adquirido o carro pela pré-venda.


A expectativa da Audi é que o modelo corresponda a 40% de suas vendas no ano, com cerca de 6.500 unidades. O A1, segundo a montadora, vem equipado de série com ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, faróis de xenônio plus com luzes diurnas em LED- detalhe \'herdado\' de modelos maiores como o A8-, rodas de alumínio de 16 polegadas, controle de estabilidade (ESP), freios ABS, quatro airbags, banco traseiro bi-partido, direção com ajuste de altura e profundidade e sistema de som.

Entre os opcionais estão sistema keyless (a chave não precisa estar no contato para o veículo ser acionado), ar-condicionado automático, teto solar panorâmico, sistema start-stop (que desliga o veículo quando para no semáforo, por exemplo), rodas de aro 17”, sensor de estacionamento, piloto automático e sensor de chuva.

O A1 possui 3,95 m de comprimento, 1,74 m de largura e 1,42 m de altura e 2,46 m de entreeixos. O porta-malas do compacto comporta 270 litros.

De acordo com a marca alemã, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge velocidade máxima de 203 km/h. O consumo médio é de 15,4 km/l na cidade e 21,7 km/l na estrada. O porta-malas tem capacidade para 267 litros.

Como o Mini Cooper, o compacto da Audi pode ser personalizado, com pinturas e acabamentos que atendam o gosto específico de cada cliente.\'