Cidades

Pavanello anuncia afastamento da arquidiocese da Capital

5 MAI 2011 • POR • 11h55
Depois de 25 anos à frente da arquidiocese de Campo Grande, o arcebispo Vitório Pavanello vai deixar a função. A informação foi dada na manhã desta quarta-feira (4) pelo próprio Pavanello, em coletiva à imprensa.



No cargo desde dezembro de 1986, o arcebispo foi o segundo a ocupar tal função na Capital. Depois de sua saída, que deverá se dar em dois meses, Pavanello assumirá a atividade informal de arcebispo emérito na Igreja local - função que coincide com a sua aposentadoria.



Nesta quarta-feira, o papa Bento 16 aceitou a renúncia de Pavanello, e nomeou como seu sucessor para o cargo na arquidiocese dom Dimas Lara Barbosa, até agora bispo auxiliar do Rio de Janeiro. Dom Dimas nasceu em Boa Esperança, no estado de Minas Gerais, e antes de iniciar sua formação como sacerdote graduou-se em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica.



Estudou ainda filosofia no Instituto de Filosofia São Bento, em São Paulo, e teologia no Instituto de Teologia Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté, em São Paulo. Em Roma, fez doutorado em Teologia Sistemática na Universidade Gregoriana de Roma.



Nascido em 1º de abril de 1956, o religioso foi ordenado padre em 3 de dezembro de 1988. Em 2 de agosto de 2003 foi nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro, cargo que ocupava até agora, assim como o de secretário geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).