Variedades

Opel apresenta na Europa o híbrido plug-in Ampera

4 MAI 2011 • POR • 14h10
Opel Ampera é um híbirdo plug-in baseado no Chevrolet Volt - Foto: AFP
A Opel, divisão europeia da General Motors, apresentou ao mercado europeu o novo híbrido plug-in Ampera. Desenvolvido com base no Chevrolet Volt, o modelo possui como motor principal o elétrico e utiliza um motor a combustão a gasolina como fonte de energia complementar. Por esse motivo a Opel o define como um carro elétrico. O modelo vendido na Europa será fabricado na fábrica de Warren, Michigan (EUA).

O modelo chega às lojas no fim do ano e vai custar 42,9 mil euros (R$ 101.059 ). De acordo com a Opel, a companhia recebeu 4 mil cartas de intenção de compra de clientes na Europa, sendo que 1.500 já encomendaram o carro. Se a boa aceitação do público for confirmada, a montadora afirma que vai produzir a segunda geração do modelo em uma fábrica europeia.

O Ampera foi apresentado como conceito no ano passado. O carro, que a Opel descreve como \"o primeiro na Europa que atende às necessidades do dia a dia\", ou seja, seria ideal para deslocamentos curtos, é movido somente a bateria de 16-kWh pelos primeiros 40 km a 80 km, sem emissão de poluentes nesse percurso.

Pelas características de seu público-alvo, a Opel acredita que o carro será usado somente com motor elétrico na maior parte do tempo.

Para recarregar a bateria são necessárias quatro horas. Quando a carga termina, quem assume é o motor a gasolina. O Ampera vai de 0 a 100 km/h em nove segundos e tem velocidade máxima de 161 km/h.