Cidades

Fiems abre cursos gratuitos na capital

3 MAI 2011 • POR • 20h58
Ontem foi dada a largada dos cursos no bairro Los Angeles, na capital - Foto: Divulgação
CAMPO GRANDE - O presidente da Fiems, Sérgio Longen, abriu, ontem, na Base da Polícia Militar Comunitária do Bairro Jardim Los Angeles, os cursos gratuitos de costura industrial, eletricista de instalações prediais de baixa tensão e informática básica realizados pelo Senai e Sesi, respectivamente, junto a 151 moradores da região no âmbito do Programa Indústria Ativa Campo Grande. “O nosso desafio é formar profissionais capacitados para atender as demandas das indústrias do município, contribuindo também para a melhoria dos salários e, consequentemente, da qualidade de vida dos trabalhadores”, disse.


Sérgio Longen acrescenta que por meio do Programa Indústria Ativa Campo Grande o Sistema Fiems leva dignidade aos moradores da periferia da cidade. “Em um segundo momento, também pretendemos estender esse Programa para os moradores de Corumbá, Dourados e Três Lagoas para contribuir com a formação profissional para o setor industrial nessas localidades”, informou, completando que as pessoas inscritas nos cursos devem aproveitar a oportunidade para ter mais opções no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.


Cursos - No caso do curso de costura industrial, que prossegue até o próximo dia 4 de junho na Base da Polícia Militar Comunitária, são 60 alunos distribuídos em três turmas com 20 alunos cada, sendo uma no período da manhã, outra à tarde e uma à noite com duração de 156 horas-aulas presenciais e mais 70 horas-aulas de temas transversais.

Já o curso de eletricista de instalações prediais de baixa tensão, que prossegue até 13 de junho no salão da Igreja Sara a Nossa Terra, também no Jardim Los Angeles, conta com 16 alunos no período noturno.

O curso de informática básica, que vai até o próximo dia 9 de junho, tem 75 alunos distribuídos em quatro turmas – das 8 às 10 horas, das 14 às 16 horas, das 16 às 18 horas e das 18h30 às 21h30 -, sendo que as aulas são realizadas no ônibus de Inclusão Digital do Sesi estacionado em frente à na Base da Polícia Militar Comunitária. “Temos a preocupação de manter o padrão de qualidade independentemente do local onde o curso é realizado”, declarou o gerente da FatecSenai Campo Grande, Artur Quintella.

Participantes - Para o aluno Amarildo dos Santos, 45 anos, que já auxiliar de produção no curtume BMZ Couros, o curso de costura industrial será a oportunidade de mudar de profissão e melhorar a renda familiar. “Essa iniciativa da Fiems de trazer o curso gratuito até o bairro não tem comparação, se não fosse dessa forma eu não teria condições de fazer costura industrial. Agora, tenho a oportunidade de mudar de vida”, garantiu.