Cidades

Presidente da Fiems abre cursos gratuitos no grande Los Angeles

4 MAI 2011 • POR • 10h46
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, abriu, nesta terça-feira (03/05), na Base da Polícia Militar Comunitária do Bairro Jardim Los Angeles, os cursos gratuitos de costura industrial, eletricista de instalações prediais de baixa tensão e informática básica realizados pelo Senai e Sesi, respectivamente, junto a 151 moradores da região no âmbito do Programa Indústria Ativa Campo Grande. “O nosso desafio é formar profissionais capacitados para atender as demandas das indústrias do município, contribuindo também para a melhoria dos salários e, consequentemente, da qualidade de vida dos trabalhadores”, disse.

Sérgio Longen acrescenta que por meio do Programa Indústria Ativa Campo Grande o Sistema Fiems leva dignidade aos moradores da periferia da cidade. “Em um segundo momento, também pretendemos estender esse Programa para os moradores de Corumbá, Dourados e Três Lagoas para contribuir com a formação profissional para o setor industrial nessas localidades”, informou, completando que as pessoas inscritas nos cursos devem aproveitar a oportunidade para ter mais opções no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Cursos

No caso do curso de costura industrial, que prossegue até o próximo dia 4 de junho na Base da Polícia Militar Comunitária, são 60 alunos distribuídos em três turmas com 20 alunos cada, sendo uma no período da manhã, outra à tarde e uma à noite com duração de 156 horas-aulas presenciais e mais 70 horas-aulas de temas transversais. Já o curso de eletricista de instalações prediais de baixa tensão, que prossegue até 13 de junho no salão da Igreja Sara a Nossa Terra, também no Jardim Los Angeles, conta com 16 alunos no período noturno.

O curso de informática básica, que vai até o próximo dia 9 de junho, tem 75 alunos distribuídos em quatro turmas – das 8 às 10 horas, das 14 às 16 horas, das 16 às 18 horas e das 18h30 às 21h30 -, sendo que as aulas são realizadas no ônibus de Inclusão Digital do Sesi estacionado em frente à na Base da Polícia Militar Comunitária. “Temos a preocupação de manter o padrão de qualidade independentemente do local onde o curso é realizado”, declarou o gerente da FatecSenai Campo Grande, Artur Quintella.

Participantes

Para o aluno Amarildo dos Santos, 45 anos, que já auxiliar de produção no curtume BMZ Couros, o curso de costura industrial será a oportunidade de mudar de profissão e melhorar a renda familiar. “Essa iniciativa da Fiems de trazer o curso gratuito até o bairro não tem comparação, se não fosse dessa

forma eu não teria condições de fazer costura industrial. Agora, tenho a oportunidade de mudar de vida”, garantiu.

A aluna Rosana Rosa de Souza, 38 anos, também considera muito importante a iniciativa da Fiems de levar os cursos até os bairros da periferia da cidade. “No meu caso, não teria condição de pagar nem o valor do curso e nem o passe de ônibus para ir até o centro. Afinal, estou desempregada há 11 anos e essa é minha oportunidade de ingressar no mercado e trabalho”, avisou.

Na avaliação da aluna Maria Elza Araújo Ribeiro, 49 anos, que também está desempregada, o curso de costura industrial do Senai vai possibilitar uma colocação no mercado de trabalho. “Além de garantir um emprego, vou realizar o sonho fazer corte e costura, pois minha mãe era e eu sempre tive vontade de fazer esse curso. Só tenho a agradecer a Deus por ter surgido essa oportunidade única”, pontuou.