Mundo

No CE, obra de transposição do São Francisco para após deslizamento

28 ABR 2011 • POR • 14h15
Trecho de construção do túnel Cuncas I durante visita de Lula em dezembro de 2010 - Foto: Reprodução/TV Globo
A obra de escavação do túnel Cuncas I, em Mauriti (CE), foi paralisada na quarta-feira (20) após o deslizamento do solo. O local faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Não houve feridos, segundo informações do Ministério da Integração Nacional. O então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva esteve na obra antes de encerrar o mandato.

Ainda de acordo com o ministério, durante as escavações de túneis em solo podem ocorrer imprevistos geológicos que induzem a ruptura de teto, provocando o desprendimento da terra. A próxima medida será o preenchimento do solo da região afetada e, em seguida, retomado o serviço de escavação.

Em nota, o ministério informou que as atividades na obra são monitoradas para segurança dos trabalhadores e que por isso não houve feridos.
Ainda de acordo com o documento, o Consórcio Construtor Construcap/Toniollo e Busnello/Ferreira Guedes, responsável pela execução deste trecho da obra, suspendeu as atividades para que sejam realizadas novas análises e estudos do solo. As visitações neste trecho estão temporariamente suspensas por motivo de segurança.

O ministério informou ainda que outras duas frentes de serviços da construção do Cuncas I, que estão localizadas no meio e na saída do túnel estão funcionando normalmente. Nesses locais os métodos de trabalho são diferentes do utilizado na entrada do túnel por se tratarem de trechos de escavação em rocha.