Mundo

Forças de segurança matam 9 em protestos no Iêmen

27 ABR 2011 • POR • 20h35
Manifestante coberta com véu islâmico protesta contra o governo nesta quarta-feira - Foto: AFP
Pelo menos 9 pessoas morreram nesta quarta-feira (27) no Iêmen quando as forças de segurança e militares disparam com balas de verdade para dispersar uma manifestação na capital Sanaa, segundo balanço de fontes médicas.

Pelo menos outros 100 manifestantes ficaram feridas pelos disparos e o número de vítimas pode aumentar, acrescentou uma das fontes médicas.

Os manifestantes reclamam a saída do presidente Ali Abddulah Saleh, no poder há 32 anos. As manifestações que começaram no final de janeiro já deixaram 130 mortos.

Dezenas de milhares de iemenitas aumentaram as manifestações contra o governo nesta quarta-feira, bloqueando o acesso a um porto de fundamental importância para o país.

A movimentação acontece num momento em que mediadores do Golfo Pérsico parecem estar perto de fechar um acordo com o presidente Ali Abdullah Saleh para abandonar o poder.

Os manifestantes protestam contra o plano, que foi acordado pelo governo e pelo maior grupo de oposição, uma vez que dá a Saleh um mês de prazo para abandonar o cargo e garante imunidade ao presidente.