Mundo

Estátua do faraó Amenófis III é encontrada no Egito

26 ABR 2011 • POR • 22h35
Arqueólogos trabalham em Luxor, no sul do Egito. - Foto:Supreme Council of Antiquities/HO/AFP Photo
Arqueólogos descobriram, perto da região de Luxor, no sul do Egito, uma estátua enorme de Amenófis III, uma das maiores já vistas deste faraó, anunciou nesta terça-feira (26) o secretário de Estado para as Antiguidades, em um comunicado.

A escultura em quartzita, com mais de 13 metros de altura, foi encontrada em sete pedaços no templo funerário de Amenófis III em Kom al Hitan.

Segundo o comunicado, trata-se de uma das duas estátuas colocadas na entrada norte do templo, que provavelmente foram destruídas pelo terremoto do ano 27 antes de Cristo.

A estátua, cuja cabeça ainda não foi encontrada, estava enterrada desde então. A outra estátua será extraída em breve, acrescentou o comunicado.

\"A missão arqueológica trabalha agora para limpar, reunir e restaurar as sete partes para colocá-las no lugar e procurar a cabeça da estátua\", acrescentou a secretaria de Estado para as Antiguidades, acrescentando que o faraó de pedra voltará para a entrada do templo.

Amenófis III, que reinou no Egito entre 1390 e 1352 antes de Cristo, foi o pai de Akenaton, \"o faraó herege\", considerado um precursor do monoteísmo porque tentou impor o culto exclusivo a Aton, e avô de Tutancâmon.